quinta-feira, 21 de junho de 2007

Será perseguição?

O panfletário site da Câmara Municipal do Porto decidiu dedicar um longo artigo à presença do director adjunto do Jornal de Noticias na manifestação do Rivoli.
Não querendo aqui questionar (por agora) a legitimidade de tal uso de um site publico, não posso deixar de me insurgir, pela publicação da lista de e-mails por onde circulou a convocatória para a manifestação.
Deveria o autor do artigo, e o responsavel pelo site, saber que um e-mail é um dado privado, e que não pode ser divulgado sem prévia autorização.
Depois não me venham falar em delação, censura ou intimidação.

P.S. Senti muita relutância em colocar aqui o link que a C.M.P. disponibiliza para consultar o e-mail em questão. Tenho consciência de estar a contribuir para a divulgação desses elementos pessoais, mas doutra forma ninguém acreditaria que tal publicação existe.

6 comentários:

Marta Araújo disse...

A world wide web está na fase em que começam a surgir mais dúvidas do que certezas no que diz respeito à sua regularização/regras. O que se pode/deve, ou não, fazer nela e com ela? Há limites ou, por outro lado, estes, pura e simplesmente, não devem existir? Eu penso que devem porque defendo que a 'anarquia' não funciona. Também sei que não será fácil chegar a um ponto de encontro entre os diferentes pontos de vista. O caminho adivinha-se muito, mas mesmo muito, longo. Como em tudo na vida, nesta 'nova plataforma comunicacional', pede-se bom senso. E neste caso parece-me, de uma forma patente, que o bom senso,lamentavelmente, não existiu.

Anónimo disse...

Muito bem Rui, com a ponderação habitual.

Queria apenas deixar a nota que uma amiga pôs lá na Jornada. Pelos vistos, até o Paulo Rangel - sabem, o autor do texto crítico do controlo da informação por parte do estado e do governo nas cerimónias do 25 de abril - criticou genericamente o site e especialmente o texto com a divulgação do vídeo de legalidade duvidosa e da publicação dos mails.

A minha posição (genérica) está na
="http://jornada.wordpress.com">jornada
e não vou pedir antecipadamente desculpa pela linguagem que utilizei - como seria costume - porque perante o que se lê no blog do rui ri... perdão, perante o que se lê no site da câmara do Porto, o que eu escrevi na Jornada é um desabafo, não chega aos calcanhares da maldicência do que anda pelo blog... pelo site.

GRaNel disse...

Há uma notória maldade no texto que é publicado no site da câmara. Sem dúvida. Ao jeito de guerra pessoal Rio irá combater todos os que lhe fazem frente. Ao contrário de ti Vieira, julgo que o site pode e deve ser usado para defesa da politica e orientação da Câmara. Deve publicitar as actividades e decisões da edilidade e sendo necessário (como é este o caso) vir defende-las. Não pode é de forma alguma fazê-lo atentando contra a liberdade individual de cada um, nem entrar em vitimizações baratas e colocar-se no papel de perseguido. Condeno portanto, veementemente a publicação do video da manifestação, onde aparece David Pontes como cidadão comum no exercicio de um direito que lhe é conferido pela Constituição bem como a publicação da lista de e-mails. Quanto à lista gostava só de acrescentar que o intuito da Câmara era mostrar que a manifestação era organizada e não espontânea. Para isso não precisava de publicar os contactos e por isso falo de maldade (para além de uma alegada ilegalidade). Mas que pelo menos alguem aprenda a lição... quando se envia e-mails a um grande número de pessoas usa-se BCC e evita-se este tipo de coisas.

Rui Spranger disse...

Pois, cada vez mais acredito que esse senhor que governa o burgo tem todo o perfil de ditador. Se ele tivesse cinco anos, seria chamado de mariquinhas, queixinhas.
Hoje, é mais difícil e mais perigoso. Porque esse senhor continua a fazer o choradinho ("Oh, nao gostam de mim, ningum me ama. Tou eu pra qui a fazer tanta coisa boa e ninguem me compreende. Buaaaaaaaa!")so que com muito poder. Tentando manipular e ESPIAR.
Porque meus amigos, eu nao acredito que o tipo que estava a filmar fosse um turista ou um manifestante.

Muito obrigado Vieira por esta partilha. O site da "CAMERA" municipal do porto é naturalmente panfletário e nao pretende prestar nenhum servico publico, mas sim servico proprio.
Quanto à divulgacao dos emails é muito grave e dever-lhe-ia ser movida uma "camera-accao-corta"

Hugo Valter disse...

Muito mau. Abusar dos seus poderes desta maneira é muito mau.
Eu nem vou comentar sequer...
Apenas vos deixo com isto.

Rui Spranger disse...

O "isto" é muito bom. Grande Manuel António Pina!

Obrigado, Hugo!