domingo, 11 de março de 2007

Espuma dos dias

1- A Assembleia da República aprovou a nova lei sobre a IVG. Alívio em parte das bancadas, alguma irritação numa minoria. Lá em cima, emocionada, uma senhora bate palmas... e é identificada pela polícia. Faz lembrar o que contou o Mosquitto, ou ainda pior. E voltando a debates anteriores: não sei se algum jornal noticiou isto.

2- A Tunísia encontra-se com Portugal numa cimeira bilateral. Eu percebo estas tretas da realpolitik, eu percebo, mas não preciso de concordar. E não concordo que andemos a investir num país de regime ditatorial, que corta mãos, que prende bloggers e jornalistas, que faz o culto de personalidade ao seu maravilhoso líder. Mas sobretudo irrita-me que me tentem enganar.
Escreve-se no Diário Digital (a notícia é da Lusa), citando "uma fonte do Governo português", que "de todos os países do Magreb, a Tunísia tem "o sistema financeiro e económico mais evoluído, tendo estabilidade política e um grande grau de interligação com a União Europeia"!
Bullshit, a Tunísia não tem melhores relações com a União Europeia do que Marrocos, não tanta estabilidade política quanto a Líbia e não se terá um sistema financeiro e económico mais evoluído do que a Argélia... Sinceramente quem pode saber? Ao fim e ao cabo, ainda há dois anos o Governo português assinou contratos milionários de cooperação com a Argélia, portanto aquilo não deve ser assim tão pior que a Tunísia.
Sejam honestos: Advogado preso por delito de opinião, a Tunísia no relatório da Amnistia Internacional de 2003, presos políticos em greve de fome, o relatório dos Repórteres Sem Fronteiras... Como será que os jornais vão noticiar isto? Pela economia ou pelos direitos humanos?

3- Um cozinheiro alemão ter-se-á suicidado no Algarve por problemas com a burocracia que lhe estava a impedir a abertura de um restaurante. Há qualquer coisa que não bate certo, mas mesmo assim é uma investigação para levar até ao fim, e não ser noticiada apenas por esta meia-dúzia de jornais, a maioria dos quais locais.

1 comentário:

Rui Spranger disse...

Grande Post Filinto. Fundamental para a nossa informação e esclarecimento. Nos posts anteriores fala-se de tolerância, pois eu acho que deveriamos também ser um pouco intolerantes. Não estabelecer acordos com ditaduras, mesmo que estas tragam vantagens financeiras. Somos ou não somos um país signatário da Declaração Universal dos Direitos do Homem?