quinta-feira, 3 de maio de 2007

A terapia dos objectos transparentes nos nossos sentimentos.

Estranha forma de acordar os sentimentos, foi desta forma que a nossa cara amiga Ana, nos fez entrar em contacto com os nossos próprios sentimentos.

Sim, sentados no chão, em cima de mantas acastanhadas e envelhecidas, ou coloridas e alegres, deixemos os nossos corpos voarem nos céus da Arteterapia.
Foi esta a paixão brindada pela Ana, e o que é a Arteterapia?

A Arteterapia é o uso da expressão estética (desenho, pintura, modelagem, música, dança, construções, drama) no diagnóstico e no trabalho psicoterapêutico
A busca da terapia da arte, é uma maneira simples e criativa para resolução de conflitos internos, é a possibilidade da catarse emocional de forma directa e não intencional, visando não o resultado final da obra artística mas sim o conteúdo pessoal implícito em cada criação e explícito como resultado final.

Após esta introdução, deixo aqui a minha visão de como nos foi transmitida a paixão da Ana...

Assim sendo, fechem os olhos, sentem-se em cima da manta, envelhecida pelo tempo, que tiverem mais a mão, peguem num pincel e em tintas, nas folhas de um jornal velho, e agora sim, vamos pintar os objectos transparentes dos nossos sentimentos.

Sentindo o som de uma música que nos amedronta, deixando os nossos corpos escravos de recordações que retiram as asas que protegem a nossa alma, deixem o MEDO entrar nos pensamentos mais recônditos que já vivenciaram. Agora pintem. Pintem com a raiva que vos consome a alma, engulham a seco o MEDO que vos deixa despidos, sintam... vejam essas recordações que vos marcam a personalidade, pois MEDO é o maior sentimento perverso que podem experimentar. Isso continuem a pintar com a raiva que vos é transmitida pela música e pela sensação de MEDO... vejam todos os acontecimentos que marcam a vossa biografia de vida relativa ao MEDO...
Agora abram os olhos, relaxem, dobrem a folha de jornal, e atirem para longe o MEDO.

Em seguida ouvimos outra música que nos ataca com a força da sua batida carregada de RAIVA.
Fechem os olhos, e de pincel na mão atirem cá para fora toda a RAIVA que existe em vós, lavem-se da raiva como se fosse o sarro encrostado na vossa existência. Vejam todos os actos que durante toda a vossa vida vos deixaram vermelhos de RAIVA, agora pintem-nos no jornal que se estende perante vós como se fosse a extensão do vosso corpo. Isso, lavem-se da RAIVA, atirem-na para fora através das pinceladas... Isso, agora abram os olhos, e dobrando o jornal deitem fora esse sentimento.

Agora teremos de enfrentar o sentimento de PERDA-SAUDADE.
Sintam de novo a música que invade o nosso corpo, fazendo lembrar aqueles momentos em que alguem nos disse adeus com um sorriso nos lábios, ou de olhos fechados, lembrem-se das lágrimas que nasceram em vossos olhos e morreram no fundo do nosso queixo, sintam aquele aperto no coração de uma mão gélida e forte que nos deixa paralisados, sem saber o que fazer, só sentindo a PERDA-SAUDADE.
Chorem, gritem, enervem-se pois têm esse direito, sejam humanos e deitem cá para fora esse sentimento.
E de novo, a música vai desvanecendo, o jornal vai sendo dobrado e o sentimento atirado para longe.

Agora é a vez de um sentimento muito parecido com o anterior, é altura para enfrentarmos a SOLIDÃO.
Não tenham medo, fechem de novo os olhos, sintam a música triste que invade as vontades e os movimentos, pintem aquilo que se lembram, sintam-se na mais vasta SOLIDÃO, mas atirem-na cá para fora, lembrem-se das alturas em que eram um simples ponto no meio de riscos, em que a única pessoa que estava ao vosso lado era a sombra projectada pelo vosso corpo, não tenham medo de deixar as vossas emoções à flor da pele, sintam a SOLIDÃO, deixem-se banhar por ela, não tenham vergonha, pois estamos num grupo de amigos.
Abram os olhos, sorriam , já não existe SOLIDÃO, esse sentimento ficou na folha do jornal dobrada, ou rasgada, que se encontra atrás das vossas costas, pois o próximo sentimento é o melhor de todos eles...

Vamos sentir o AMOR...
Fechem os olhos, caros amigos, vamos colocar este sentimento na folha de um jornal...
Isso continuem a pincelar, mostrem a vós próprios a pureza e nobreza deste sentimento.
Se são casados, não tenham vergonha de pensar no primeiro amor, se são pais pensam no sorriso dos vossos filhos, se são solteiros pensem na face, ou toque, daquela pessoa que amam.
Enfim sintam o AMOR, na sua mais bela e pura forma.
Agora suavemente, dobrem a folha e ponham-na ao vosso lado, junto das outras.

Finalmente chegamos ao último sentimento, a ALEGRIA, mas este será pintado numa folha branca, pois caros amigos, vocês vão guardar este sentimento, será a vossa recordação.
Fechem de novo os olhos, ouçam a música que invade os vossos gestos, e pintem, pintem, pintem a folha branca, sejam alegres, pois a ALEGRIA tomou conta do vosso corpo, sintam-na, valorizem-na, pois tudo o que é mau ou que vos toca de forma única está atrás das vossas costas.... sintam a ALEGRIA.

E foi assim mais uma sessão do Clube dos Pinguins, peço desculpa pelo tamanho do post, mas só assim poderia mostrar aqueles que não lá estiveram como foi mais uma paixão apresentada, e aqueles que lá tiveram, podem ler e reviver a magnifica sessão da Ana, que através do MEDO, da RAIVA, da PERDA-SAUDADE, da SOLIDÃO, do AMOR e por fim da Alegria, nos levou a fazer uma viagem interior, uma viagem só nossa.


Beijos e abraços
Águia

3 comentários:

Marta Araújo disse...

Quando me faltam as palavras não é muito bom sinal, ou talvez não...que posso eu dizer? À Ana digo que eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei que há pessoas muitos especiais e às quais o meu eu se vê obrigado a gritar com uma mistura de sorriso nos lábios e lágrima no canto do olho: "obrigada por exisitires, por seres muito diferente de mim, por me mostrares essas diferenças e por ter o previlégio de te chamar de amiga". Gostei muito, mesmo muito, da sessão.

Presumo que não seja nada fácil escrever o post sobre a sessão mas o Águia esteve muito bem. Parabéns aos dois.

Gemma disse...

É muito bom quando alguem que está perto de nós nos mostra algo que não conhecemos, e ainda é melhor quando gostamos daquilo que nos mostram. E foi isso que aconteceu, aprendi algo de novo, e de que gostei muito. Por isso só posso estar muito grato à Ana por ter partilhado a Arteterapia com o nosso grande clube. E muitos parabéns ao Aguia pelo post, pois concordo que não seria nada facil escreve-lo.
Muito obrigado à Ana e ao Aguia

GRaNel disse...

Já tinhamos saudades das sessões com musica de cascatas. A calma e a harmonia reinaram (tirando as farpas claro) e a Ana levou-nos em viagem. Relaxante, apaziguador, renovador. Obrigado...

A ti Águia, entrego-te desde já o prémio de post mais longo do ano. lol Fora de brincadeira, muito bom post este. Não era fácil mas conseguiste.

Parabens aos dois