domingo, 18 de junho de 2006

The Postal Service

Numa altura em que a música parecia estar um pouco parada, no início do sec. XXI, à volta do mundo foram aparecendo várias bandas com uma sonoridade bastante diferente que depressa atingiu os tops e encheu grandes salas. Coldplay, Kings of Convenience, Turin Brakes, Jack Johnson e mesmo Travis, entre outros, fizeram nascer aquilo a que alguém chamou de New Acoustic Movement. O NAM parecia trazer as canções de volta ao espectro da música popular contemporânea e ressuscitava os songwriters que até à segunda metade da década de 90 tinham tido o seu apogeu, muito por culpa do desaparecimento do Grunge, mas que agora estavam a desaparecer. Novas sonoridades se impunham no mundo.

Na electrónica acontecia praticamente o mesmo. Depois de uns anos 80 cheios de inovação e mudança, dando o ponto de partida para as novas tendências da dance music, os anos 90 pareciam estar a ser massacrados primeiro pelo exagero do tecno e mais tarde pelo tédio do house. A Intelegence Dance Music (IDM) abria as portas para um mundo de sonoridades completamente diferentes. Desde a majestosa criatividade de DJ Shadow, ao fenómeno Thievery Corporation até à inqualificável dupla Kruder & Dorfmeister, parecia que no ar pairava algo de novo. E assim começou, com Air, Dntel, Cornelious passando por outros projectos que juntavam, igualmente, canções com uma construção bastante clássica aos ritmos urbanos mais recentes.

É neste contexto que aparece esta banda que vos trazemos hoje - The Postal Service. Esta dupla americana, cujo o nome nasce da troca de ideias de músicas que faziam via correio, representa um novo estilo a que os especialistas chamaram de Electronics- meets-indie rock, nome este que torna evidente do que se trata. Aqui podíamos fazer uma breve referência às influências mais notórias deste projecto como serão os Pet Shop Boys (mas em bom) ou os New Order. No entanto quer-me parecer que há nestes Postal Service uma beleza muito própria e que os torna únicos. Essa foi a sensação que tive quando os ouvi pela primeira vez, na rádio, lá está! Canções simples, melodias alegremente melancólicas e batidas que puxam pela vontade de dançar, até do maior dos pés-de-chumbo.

Esta é a minha sugestão para esta semana. Espero que seja do agrado de todos e que vos desperte para outras sonoridades. Fiquem então durante esta semana com The Postal Service e o tema «Sleeping In».


4 comentários:

Rui Vieira disse...

Olá Jorge, foi uma excelente música esta que juntaste ao nosso blog. Não há duvida que o nosso cerebro mais saudosista pode tranportar-nos para os Pet Shop Boys, mas ... felizemente para melhor.

P.S. já está resolvido o problema da audição da musica.

António Manuel Rodrigues disse...

Considero-me um inculto musical, mas gostei... (que raio de comentário...)

GRaNel disse...

Confesso que "The POstal Service" ainda não figurava na minha colecção e agradeço desde já ao Jorge por nos ter trazido este grupo e esta musica para o blog.

Mas... nem sempre bons ovos fazem boas omoletes. É certo que a musica que aqui nos é apresentada é boa... não é menos verdade que quanto mais a ouvimos mais gostamos e mais a compreendemos. Mas, e há sempre um mas... e quanto a mim, limita-se a seguir uma tendência óbvia da nova musica de dança. Pega num dos icones dos 80's e junta-lhe sintetizadores. Dá-lhe um corpo melodioso/harmonioso e temos uma musica agradavel. E é isso que esta musica é... dizer mais do que isto parece-me extremamente lisonjeiro e não seria justo comigo próprio se não o dissesse aqui.

Contudo, renovo o agradecimento ao Jorge por nos trazer novos sons. É na partilha de paixões que nos enriquecemos.

Grande abraço a todos.

Anónimo disse...

[size=72][color=red][url=http://www.go4you.net/go.php?sid=24]ENTER ON SOFTWARE PORTAL[/url][/color][/size]

[size=46][color=red][url=http://www.go4you.net/go.php?sid=24]DOWNLOAD SOFT![/url][/color][/size]

[img]http://www.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4762671/2/istockphoto_4762671-software-box.jpg[/img]

[size=46][color=red][url=http://www.go4you.net/go.php?sid=24]OEM SOFTWARE[/url][/color][/size]

[size=72][color=red][url=http://www.go4you.net/go.php?sid=24]DOWNLOAD SOFTWARE[/url][/color][/size]

[size=72][b]Buy jamimparia soft programms to PC[/b][/size]
[size=72][b]Load jamimparia software programm Windows[/b][/size]
[size=72][b]Cheap jamimparia software programm on Mac OS[/b][/size]

http://www.google.com/