segunda-feira, 26 de junho de 2006

Famalicão TV

Na ultima terça tivemos mais uma paixão de um novo elemento. A Marta apresentou-nos o seu bébé!
Ainda não anda sozinho, mas já gatinha. É a Famalicão TV.
Este é um projecto inovador de televisão na net, apesar de são ser unico nem o primeiro, já várias experiencias se fizeram e, como o Vieira lembrou, já há outras net-tv's registadas.


A Famalicão TV surgiu como projecto paralelo de alguns profissionais da comunicação de Famalicão. Reza a lenda, que num tradicional passeio nocturno do mentor do projecto, ao passar numa farmacia, terá ficado atraído pelo sistema de informações das farmácias, matutando no assunto pensou no que seria fazer uma tv interactiva na net... Assim desafiou a malta e o projecto desenvolveu-se até nascer em fins do ano passado.

Este projecto tem crescido lentamente, como tudo que vive da carolice de quem o faz, os objectivos são modestos, conseguir um espaço próprio, um carro, um comercial... Contudo, o realismo tem dominado... A Marta apresentou vários dados sobre o evoluir deste trabalho, uma das questões levantadas (e muito discutidas) foi sobre o financiamento, a Famalicão TV é independente e vive de publicidade, isenta de ligações a qualquer tipo de "patrono".

A Famalicão TV não tem alinhamento, o que pode levantar dúvidas sobre a sua identidade, ou seja, se é realmente uma televisão, mas funciona como meio de divulgação e informação local. Como qualquer orgão deste género acaba por ser, também pela facilidade do meio, um elo de ligação com quem está longe, apesar de já sermos um país de acolhimento, somos um país de emigrantes com portugueses espalhados por todo o mundo (o Rui tem confirmado nos seus diários).

A filosofia desta net tv é só dar noticias boas. Estranho... Mas por principio a Famalicão TV quer divulgar o que acontece em Famalicão, não sendo o seu principio puramente noticioso, tudo o que de mau vai acontecendo fica para os jornais, rádios e televisões que cobrem esta area. Assim, na Famalicão TV podem encontrar peças sobre as associações, festivais e acontecimentos locais, sempre pela positiva!

Já agora visitem www.famalicao.tv

6 comentários:

Vitor Elyseu disse...

fico imensamente satisfeito pela vitalidade do nosso clube pois os elementos mais recentes são uma força da natureza como ficou demonstrado nesta sessão que eu apenas frequentei no seu final.É uma grande coisa notíciar apenas os factos positivos da vida desse concelho maravilhoso que eu tenho o prazer de visitar regularmente por variadíssimas razões.

Rui Vieira disse...

Conhecer o projecto Famalicao.tv foi uma agradavel surpresa para mim. Saber que a Marta está-lhe umbilicalmente ligada foi uma dávida.
Não tenho qualquer dúvida da qualidade do projecto, mas assistir à paixão com que a Marta o apresentou, fez crescer a atenção e o respeito por este bébé.
Desejo uma longa vida à Famalicao.tv e espero que nunca se desvie dos seus objectivos tão sabiamente traçados.
Tó, tens de convir... com essa memória prodigiosa, és " O Postador"... :)

Unknown disse...

Tal como a Marta também o meu projecto, a Audiência Zero, começou por carolice, e como tal sei das dificuldades por que se passa para conseguir erguer um trabalho desta envergadura.

O Tó é «O Postador», se fizesse todos os posts tirava um peso à malta! Mas claro que este é só um exemplo da termenda qualidade que cada sessão tem não só no buraco como também aqui no nosso jornalzito!

Hugo Valter disse...

Ahahah! Concordo perfeitamente com o Jorge! A sessão foi revigorante e apaixonada, mas o psot do Tó não lhe fica nada atrás.
Parabéns à Marta pela sua excelente sessão!

hörster disse...

A Famalicao TV é uma ideia com uma característica fantástica: foi levada à concretização! É, nas palavras da Marta, um passo em direcção ao futuro. Eu diria mais: um passo em direcção à utopia! Costuma dizer-se que de 1000 tartarugas marinhas que nascem apenas 1 ou 2 sobrevivem. É a lei da natureza. Este projecto, a meu ver, tem a lei da natureza a seu favor, bem conduzido conseguirá ser daqueles 1 ou 2 que sobrvivem.

Parabén Marta! Conseguiste emocionar-me e mostrar a todos que em Portugal existem pessoas com lugar no mundo!
Boa sorte!

GRaNel disse...

Deixo aqui os meus parabens, tanto à Marta como a toda a equipa da falicão.tv. São eles os herois de mais esta sessão do nosso Clube.

Quanto aos resumos, já não é de hoje, já todos sabíamos do que o Tó é capaz. Tózinho, não te esqueças do papel e da caneta hoje, apesar de não precisares.