terça-feira, 31 de julho de 2007

Se calhar vão para o Kosovo

Depois de 38 anos de intervenção, termina hoje à meia-noite a maior operação militar da história da Grã-Bretanha em que participaram 300 mil soldados

Acaba a ocupação manu-militari que teve muitos dias sangrentos, especialmente um Sunday. Diga o que disserem, ainda é obra do puppy Blair.

Close up e corta, manda guardar (religiosamente)

Alguns amigos anotam isto: raramente um génio falece sozinho, há sempre outro que o segue.
O último caso que me lembro foi o de Sophia e de Carlos Paredes, há três anos, e agora sucede de novo: Ingmar Bergman e Antonioni.


O Sétimo Selo

Profissão Repórter

segunda-feira, 30 de julho de 2007

O mundo à mesa

Fraca incumbência esta de escrever sobre a última sessão da saison. Difícil era também apresentar a paixão, especialmente se ainda se mal saiu dos exames, das obras em casa, do computador com problemas, dos livros encaixotados, dos discos encaixotados…

A partir de um vídeo, do nome da música, “The Universal”, o Jorge falou sobre a sua paixão pela discussão, discorreu certeiro sobre como não teme as incoerências e tão certo como está o Sérgio Godinho das dúvidas disse estar sempre a aprender. De certa forma, a sessão acabou por ser também, e referiu-o o Jorge caso alguns de nós estivéssemos distraídos, sobre nós, os que aprendemos uns com os outros, no clube.

“Não sabia o que fazer. Não tinha nada até às cinco. Discutir era uma hipótese. Discutir política, podia ser! Eu sou advogado de defesa, de muitas causas, advogado do diabo… pensei sobre isso. Pensei rápido. A minha paixão é um, meu, head work in progress, a minha racionalização evolutiva sobre a sociedade global”

Depois partimos para o debate sobre o tema, sobre as mudanças que recebe o nosso mundo globalizado, as vantagens e as desvantagens de cada um dos novos estímulos e das novas realidades, desde a comunicação que está ao alcance de qualquer um graças às tecnologias até aos movimentos globais contra ou a favor de algo. O povo faz-se ouvir. Ou será que ele disse população?

Aproveitando mais referências da sua área de erudição óbvia (a música), o Jorge citou sociólogos, políticos e canções, no fundo para dizer que, apesar das diferenças, ele vê “o mundo com olhos possíveis, porque junto somos invencíveis”.

Nem todos partilhamos do optimismo, mas isso fica para os comentários.

To be continued...

O Clube fecha, assim, mais uma temporada.
Voltamos em Setembro, não se sabe ao certo quando, mas voltamos!
A todos os que fazem férias em Agosto umas excelentes férias. Aos que têm de trabalhar: força aí companheiros! Aos que estão em lua de mel, hrnnnnnn!

Fechamos, então, com o post do Filinto - o último de sessão da temporada!

Até já!

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Devaneios II

Em jeito do homenagem porque está a chegar o dia do seu aniversário – que é também o da sua morte - , porque é uma paixão, porque é um exemplo a seguir, porque significa saudade mas simultaneamente força. Ou então não. Pode ser um conjunto de palermices porque foi escrito depois de ter estado numa conferência de imprensa do Menezes. Mas de uma coisa podem ter a certeza: não é por ser Dia Nacional dos Avós.

Há medida que o tempo vai passando, aprendo, felizmente, a viver a vida ‘na boa’. Cada vez são menos as pessoas e as situações que me conseguem irritar. Por outro lado, são cada vez mais os olhares, os sorrisos, os toques, os momentos, os silêncios, as paisagens, os amigos, as conversas, as músicas, etc., que me fazem sentir feliz. Os chamados ‘pequenos grandes momentos’. Aprendi – sim...porque isso também se aprende - a esperar o mínimo. Expectativas poucas. Juízos de valor quase nenhuns. É amadurecimento? Talvez. Uma coisa é certa: eu não era assim.
É uma espécie de casamento entre a responsabilidade ‘civil’, onde a anarquia não pode, na minha opinião, existir, e o ‘carpe diem’. Uso o espelho retrovisor da minha vida, olho para trás e, inevitavelmente, sorrio. As mudanças, essas, são mais que muitas. Consciente, porém, que nem todas serão positivas. Mas faz parte. Sem stress. Como o comum dos mortais, foram muitas as coisas que aprendi e apreendi. Ok...umas lições ficam mais do que outras. Quanto mais não seja porque há algumas que custam imenso a dar as mãos entre o coração e a mente. Ninguém, por mais importante que seja para nós, está, infinitamente, ao nosso lado. Eu sei que isto é óbvio e
que toda a gente sabe que assim é. Mas é uma merda. Há pessoas que deviam, incondicionalmente, estar sempre aqui ao lado. Egoísmo? Talvez. Sei que não devemos criar dependências emocionais de ninguém. Diz-se que ninguém é insubstituível e que o tempo cura tudo. Verdade? Talvez. Talvez seja uma meia-verdade. Não gosto que me deixem cair, nem que seja sem intenção. Não gosto de ficar sem os meus pilares. Não gosto de sentir que partes do meu eu estão ‘out’. Não está certo. Por mais que o outro não tenha culpa. Por mais que o tempo passe e que eu me lembre dele todos os dias, por mais que entrem e saiam pessoas na minha vida, ninguém o substitui. Ninguém é igual a ele. Sofro porque ele não está ao meu lado. Tenho saudades – mesmo muitas - tuas avô Araújo. Ponto final.
Obs: como os blogs estão na moda e são assim uma coisa muito in estou a pensar seriamente criar um. Quanto mais não seja porque desse forma não são obrigados a 'levar' com os meus devaneios*

A morte do artista



Sempre achei que havia uma altura em que os grandes artistas se deveriam retirar antes de entrar na decadência. O Granel acha isto em relação aos Stones, eu acho em relação ao António Calvário.
Mas, nunca pensei que isto pudesse acontecer a uma referência tão grande e transversal a tantas gerações, como o Avô Cantigas. Aconteceu e o resultado está aí. O beat é assustador e o video um 3D folclórico e merdoso.

No entanto, a música poderia ser perfeitamente cantada ao nosso Primeiro. Será que se pode consederar música de intervenção?

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Hábitos


Não sei explicar, mas como não sou religioso, e como o homem é um animal de hábitos, talvez seja do hábito. Não do hábito dos religiosos, a roupa, mas do hábito-costume, costume-costume, não costume costume, hábito em inglês, não hábito-hábito como o dos padres, mas hábito-fato, roupa... Como não sei explicar, desconverso. Típico.

Sou um homem e, por isso, um animal de hábitos, não sou religioso mas gosto de cerimónias, mesmo que ocorram numa cave a uma terça-feira à noite, e já sinto falta das cerimónias que não haverá por causa do Verão. O hábito faz o monge e eu, fazendo celibato de outros cerimoniais, era um monge participante na cerimónia das terça-feiras, das cerimónias do "celebremo-nos" e celebremos as nossas diferenças e sobretudo as nossas paixões.

Perceberam?

post de sessão para mais tarde, este tinha de o postar

terça-feira, 24 de julho de 2007

Logo à noite

Será este o tema da minha sessão de hoje - The Universal!



Todos a bordo às 22h00 no sítio do costume!

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Noite

A noite sempre foi uma das minhas maiores paixões, basta ver a hora de publicação deste post. A paixão foi sempre amplificada nas casas onde me sinto em casa (a redundância é propositada). Pinguim e Estação são a minha segunda casa e a relação é bem mais de amizade do que cliente/barman. No sábado passado a Estação fez 20 anos e no próximo traz Alice Russel a Portugal. Acreditem que vale a pena.

domingo, 22 de julho de 2007

Devaneios

Palermices, em jeito de pensamentos, - enquanto espero pela ida para um café de Sábado à noite - fruto de uns dias cansativos, melados, de expectativa, mas essencialmente bons.

Posso ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes mas, não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Só ontem disseram-me três vezes: 'tá com um ar muito feliz Marta!'. Sorrio e pergunto: 'então e porque não?Por que é que não devo estar? Afinal o que é ser feliz?'. Não obtive resposta, apenas sorrisos. Já é suficiente. Mas se me perguntassem a mim sobre a felicidade eu acho - sem certezas - que saberia responder. Seria mais ou menos assim: feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar-me uma autora da própria história. É atravessar desertos fora de mim, mas ser capaz de encontrar um oásis no recondito da minha alma. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de mim. É ter coragem para ouvir um "não". É ter seguranca para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...o meu eu :)

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Triumph - motas? lingerie? ou algo completamente diferente?

Não sei como dizer isto sem ferir susceptibilidades. Muitas vezes, assuntos como estes acabam por morrer, remoídos durante semanas dias e noites até ao perdão final. Poderia tentar essa saída mas não ficava bem comigo. O que se passou ontem na cave do Pinguim, é um escândalo. Um escândalo (só tem paralelo com as vindimas). Palavrões (ainda que censurados), ofensas verbais e corporais, sexo explicito, sexo implícito (thank’s Aguilera por existires) e outras enormidades que aqui não narrarei (a faixa etária que lê este blog poderia ficar seriamente traumatizada). Onde está a moral e os bons costumes? O respeito pela diferença (eufemismo para NERD’s à espera de um filme de Star Wars) e pela língua francesa (to me to poop on)? Tudo o que andámos a cultivar durante anos foi-se numa noite. E o culpado tem um nome. Vendo bem, até tem dois: Águia e Triumph – The insult Comic dog. Foi esta a paixão da noite. Um cão inconveniente, atrevido, e mordaz. Responsável por entrevistas complicadas no programa Late Night with Conan O’Brien, Triumph é um rottweiller (ou pelo menos parecido) que gosta de fumar meio charuto (deixa-o sempre cair) e insultar o entrevistado. O Águia teve a gentileza de nos mostrar o pedigree do bicho e depois mostrar algumas das suas habilidades. Mostrou-nos uma comédia diferente, que ao contrário do que dizia na brincadeira em cima, torna o insulto, o palavrão e até a enrabadela aceitáveis (para que não fiquem dúvidas, aceitável de ver. SÓ isso. Nada de pensamentos pecaminosos). Para os que não foram só uma palavra. Bem feito (dass, lá estou eu a contar mal outra vez). Mas como sou bom rapaz deixo-vos meia-dúzia de rebuçados 1, 2 e 3 (e não é que me enganei outra vez!!!).

Cão como nós

Depois de, na semana passada, ter tido um dia de cão, ontem tive uma noite de cão. E como o apartamento e os horários me impedem de ter cão, ele - o cão, esse companheiro - vai aparecendo das formas mais estranhas, por exemplo, como me aconteceu há pouco, quando estava a actualizar os arquivos word:

Cão

Cão passageiro, cão estrito
Cão rasteiro cor de luva amarela,
Apara lápis, fraldiqueiro,
Cão liquefeito, cão estafado
Cão de gravata pendente,
Cão de orelhas engomadas,
de remexido rabo ausente,
Cão ululante, cão coruscante,
Cão magro, tétrico, maldito,
a desfazer-se num ganido,
a refazer-se num latido,
cão disparado: cão aqui,
cão ali, e sempre cão.
Cão amarrado, preso a um fio de cheiro,
cão a esburgar o osso
essencial do dia a dia,
cão estouvado de alegria,
cão formal de poesia,
cão-soneto de ão-ão bem martelado,
cão moido de pancada
e condoído do dono,
cão: esfera do sono,
cão de pura invenção,
cão pré-fabricado,
cão espelho, cão cinzeiro, cão botija,
cão de olhos que afligem,
cão problema...
Sai depressa, ó cão, deste poema!


Um poema de Alexandre O'Neill - que tinha publicado no meu primeiro blog, o apagado Driving Miss Daisy e então encontrado no Janela Indiscreta - que dedico ao Cacau e ao Águia. Sem insulto.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Winston Flinstones

Se agora o publicitário tem grande cuidado com o "politicamente incorrecto", nem sempre foi assim.

Peço desculpa pela baixa qualidade do video, mas destaco-o não só pelo tema, mas ainda pelo meio utilizado, e para quem conseguir ouvir o texto, pela forma pormenorizada como é descrito as caracteristicas do produto.






A Cláudia (manda mais que o Governo) adverte que FUMAR MATA!

E a sessão logo será sobre...

E será este o assunto da sessão :)

Vá gravem a imagem e vejam o assunto :)

VAMOS FALAR DO TEMPO...

As análises da qualidade do ar e dos índices de vento e da humidade relativa, foram efectuadas durante a semana de 6 a 12 de Julho.

1 – Porto obteve um índice de qualidade do ar de BOM.

2 - Lisboa e Faro obtiveram um índice de qualidade do ar MÉDIO.

3 – Porto – velocidade atingida 39 km/h, soprando fraco de Norte e Noroeste.
Lisboa – velocidade atingida 57 km/h, soprando moderado de Norte e Noroeste.
Faro – velocidade atingida 31 km/h, soprando fraco de direcção variável.

4 – Análise do volume armazenado nas bacias hidrográficas do Douro, Tejo e Guadiana no mês de Junho.

Aviso à comunidade

Meus caros amigos, esta semana não vai haver Serões em Família - that big fuckin' show - por causa do Dr. Rui Morais.
Fica, então, agendado, para a próxima semana, o último espectáculo desta série! Será um momento, pá... normalíssimo, em que se vai fazer exactamente aquilo que se fez durante 9 meses!

Até lá, para quem quiser aparecer!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Virgolino aterra de Marte

O que era aquela cena ontem em Lisboa? Os gajos andavam lá numa correria de um lado para o outro, a TVI estava em directo-directo (não em falso directo), uma animação. Ainda pensei no Santo António, mas as marchas populares não foram no mês passado?

sábado, 14 de julho de 2007

Liberté! Egalité! Fraternité!

Imagem: Sans-culotte

A 14 de Julho de 1789 dava-se aquele que foi, provavelmente, o acontecimento mais importante para a História francesa e um dos mais significativos para o pensamento democrático ocidental - a Tomada da Bastilha.

A Revolução Francesa é um marco importantíssimo para a Europa e para o Mundo. Já no séc. XX, a geração de 60 nela se inspirou para a reivindicação de direitos civis. E mesmo em Portugal a sua influência no Direito é fulcral, sobretudo a nível Constitucional, senão veja-se a Carta Constitucional de 1822 que estabelece a Soberania Popular como Princípio Constitucional fundamental.

Enquanto o mundo mudava lentamente a França deu um passo de gigante na luta pelos direitos, liberdades e garantias. Ensinou a Liberdade com responsabilidade, a igualdade com mérito e a fraternidade correspondida.
Hoje a França é um país apagado, triste, frustrado até. A sua geração de 60, a de Boris Vian, de Brel, desapareceu. A Europa democratizou-se com o liberalismo económico e os povos definharam, a apatia generalizou-se, e hoje, a União Europeia é tudo menos um espaço de consciência - a palavra que mais gosto de pronunciar em Democracia!

Se já tivesse nome eu tinha um titulo

Quem me tem acompanhado de perto sabe que evito conduzir, principalmente grandes distâncias. Amanhã vou fazer 500 km's. Nunca foi segredo que gosto bastante da minha cama, e que por norma, estou deitado nas horas da manhã. Amanhã vou-me levantar às 8. Apesar de adorar a minha irmã, não costumo passar muito tempo com ela e sem que o faço é certo que nos pegamos. Amanhã vou andar a manhã toda com ela. Lisboa nunca foi cidade que me conquistasse. Nem à primeira vista nem na hora da despedida. Amanhã vou a Lisboa.

Esta introdução serve só para dizer que amanhã vou ter um dia fantástico. Vou buscar o meu cão. Para já, sem nome... Aceitam-se sugestões...


sexta-feira, 13 de julho de 2007

Ainda a Publicidade

Tal como disse no comentário ao Post que o Águia fez da sessão do Valter, aqui fica a famosa publicidade ao gel altamente lubrificante que fez furor há uns anos atrás.
Muitos provavelmente já conhecem mas, vale sempre a pena recordar.




PS- para quem nunca viu, esta foto requer uma observação atenta.



Eras Vulgaris


Já saiu há quase um mês, mas a impossibilidade de postar justifica este atraso.

Aí está o último dos Queens of the Stone Age - Eras Vulgaris. É um disco que vai na linha daquilo que a banda nos habituou. Pesado, escuro e doentio, não deixa no entanto de estar recheado de pérolas melódicas que estão apenas ao nível de quem é injectado por variadissimas influências de rock'n'roll. Os QOTSA provam, assim, que para marcar a diferença e ser original é preciso muito mais do que estar na moda.

Como não sou crítico de música nem quero ser, fica apenas a apresentação da paixão sem grandes rodeios. Se quiserem saber mais ouçam, que foi o que eu fiz.

Para já, o melhor do ano.
Video Promocional: Sick, Siick, Sick

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Ainda a Publicidade

Este será um caso de Publicidade Institucional com veia Comercial. Como é relativamente recente e fundamentalmente, porque a mensagem merece toda a nossa atenção partilho-o aqui convosco.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PUB...


Nos primórdios do tempo o homem vendia os seus produtos desta forma...

-Senhoras e cavalheiros, meninos e meninas, aproximem-se da banca, vejam o milagre dos tempos modernos, a oitava maravilha do mundo. Não tenham receio... aproximem-se...

Vejam, vejam, o que este pau com um pano na ponta pode fazer, é só juntar água ( nota do postador: na altura não havia detergentes) e o chão da vossa cozinha fica limpinho, até podem comer lá!!!
Vejam vejam.. é a maravilha dos tempos modernos...

Após esta breve apresentação do produto, a audiência ficava estupefacta e lá ia aos magotes, comprar o raio do pau com um pano na ponta.

Mas hoje em dia é diferente, muito diferente...( ou não)

Em vez de colocarem um senhor de meia idade aos gritos a vender o raio o produto, colocam uma dona de casa sem rugas e na casa dos trinta, a limpar feliz da vida o chão da sua cozinha, utilizando, não um pau com um pano na ponta, mas sim uma esfregona.

Esfregona essa que ela ama e deseja ( como se fosse o seu Deus pessoal), e ao invés de se poder comer no chão da cozinha, surge o seu filho de tenra idade a gatinhar no mesmo chão, que ela minutos antes tinha acabado de limpar.

O que isto tem haver com a sessão do Hugo, tudo... Pois ele vendeu-nos o seu produto, a sua paixão, a Publicidade.

Esse mundo fascinante que nos devora e molda comportamentos, esse Deus desta era moderna, que nos faz acreditar que tendo o último modelo daquele carro irá nos fazer conquistar aquela loiraça que tanto desejamos, que faz acreditar que uma mulher sem rugas de expressão ficará 20 anos mais nova, basta só aplicar aquele creme milagroso.

Enfim.. o Hugo abriu-nos as portas para a máquina de sonhos que é a Publicidade.
Mas não se falou só de vender produtos, pois a sessão até foi aberta com a publicidade institucional,

Sabem aquele que serve para promover eventos e informar os telespectadores que se vai desenrolar algo diz X no local X ás horas X.

Além de ter falado desta vertente menos consumista da publicidade, o Hugo deu-nos a conhecer uma parte do seu excelente trabalho, BRAVO HUGO ( já consigo ver a tua linguagem televisiva)

Mas um dos pontos altos da noite, foi sem dúvida os videos da Brastemp
Pois esta marca de electrodomésticos é a dona de um mítico slogan que é mais ou menos isto... A esfregona é boa, não e assim nenhuma Brastemp, mas... ( pegando no exemplo da esfregona do inicio do post)

Após tudo isto, acabamos por comprar a noite, sendo donos dela, como se uma lovemark se trata-se, e ficamos na mais pura alegria e divertimento, (com alguns anúncios uns de cariz mais provocatório, outros não) a rir que nem perdidos com o produto adquirido, o mundo da PUBLICIDADE

terça-feira, 10 de julho de 2007


VAMOS FALAR DO TEMPO...


As análises da qualidade do ar e dos índices de vento e da humidade relativa, foram efectuadas durante a semana de 29 de Junho a 5 de Julho.


1 - Lisboa, Porto e Faro obtiveram um índice de qualidade do ar médio de bom.
2 – Nos dias 30 de Junho e 3 de Julho o índice de qualidade do ar apresentou-se Muito Bom na invicta.

3 – Porto – velocidade atingida 31 km/h, soprando fraco de Noroeste

Lisboa – velocidade atingida 44 km/h, soprando moderado de Norte e Noroeste.

Faro – velocidade atingida 35 km/h, soprando fraco de Oeste e Noroeste.

4 – Índices de precipitação em Junho
Terminamos com o índice de pluviosidade do mês passado.


Esta noite...

Mulheres nuas
Cavalos pretos
e bébés a sorrir.

Só esta noite no Clube dos Pinguins.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Em defesa da liberdade

Dois links em defesa da liberdade. Da liberdade de imprensa, e por isso da liberdade. Em causa está o novo Estatuto do Jornalista que põe em causa algumas regras básicas do funcionamento da profissão. O debate, se quiserem, pode ser feito nos comentários.
- Sindicato dos Jornalistas apela à unidade contra o Estatuto do Jornalista
- Movimento Informação é Liberdade, Alerta ao País
(Não sei a razão mas não consegui colocar título, Houston!)
Bem... como estou a chorar de tanto me rir a ver o grande e unico TRIUMPH, THE INSULT COMIC DOG, resolvi compartilhar este meu momento de loucura.

sábado, 7 de julho de 2007

Life sucks and then you die! II

Como já tinha dito, não é fácil fazer um post sobre uma sessão desse esquerdonga facholas com tendências anarco-democráticas que é o Filinto Melo. Um autêntico sniper que dispara certeiramente, em silêncio, pelo meio das mais altas edificações do etnocentrismo e da má disposição.
Com música do mundo ou documentários albinos (emergidos da diferença), o homem, na sua habitual presença calma, olhar atento e riso subtil, vai de tempos a tempos sacando da cartola estes macacos (get it) que deixam cheios de foda-se's na ponta da língua.
Sim, eu disse foda-se! Não fosse a paixão a stand-up comedy americana pelas mãos iradas de Lewis Black! Black in Black, na escuridão da comédia, na fronteira com a mais cruel das realidades, na punch line que é a notícia diária nos E.U.A., na brutalidade do admirável mundo da comidinha vegetariana e da saúde brochista! Sim, de saúde brochista! Foi isso que eu disse! Porquê? Acham que eles são sinceros connosco? I rest my case!

Black desenvolveu um formato interessante para o seu humor - Angry observational humor! Irrita-se com tudo, acabando quase sempre com um «fuck you» ou «fuck me».
Escolhi o título deste miserável post a partir de uma tirada do Cartman no South Park. Isto porque, basicamente, é esta a conclusão filha da puta a que um gajo chega se olhar bem à volta, pelo menos segundo este comentador do Daily Show de Jon Stewart.
Querem saber mais? Procurem! Foda-se!!!!!!!

Teremos sempre Paris

O texto atribuído ao João Pereira Coutinho que o Spranger aqui trouxe lembrou-me de imediato - entre coisas não dizíveis - "Antes do Amanhecer", o filme de Richard Linklater, com Julie Delpy e Ethan Hawke. E a proximidade era tanta que ficou por aí um rascunho à espera de motivo para ser escrito. O motivo chegou-me agora, porque "Before Sunrise" passa esta noite na RTP2, às 23h10.

Uma história de amor simples, amor de Verão, numa viagem de Interail (será assim que se escreve), até Viena, entre o prazer da conversa e a troca de inquietações. A separação.

O filme foi demasiado interessante para se ficar por ali e passados nove anos, em 2004, surge uma sequela "Before Sunset", em que Julie Delpy e Ethan Hawke se reencontram, com os seus personagens, em Paris.

Uma história de reencontro, das dificuldades em perceber a separação, das pequenas coisas que não mudaram, de como tudo volta a ser possível. De novo as conversas, e as desilusões.

Para quem viveu a paixão de Verão, a separação, o desamarrar pela distância, o comboio, vê corporizado neste filme o desejo daquilo que só acontece nos filmes: o reencontro.

E eles, ao contrário dos personagens de Casablanca, onde sabemos ser falso aquele "teremos sempre Paris", tiveram Paris. E se Casablanca antecipava/espelhava a realidade de muitos amantes que não se voltam a ver, que guardam sem saber porquê fotografias e postais, estes dois filmes deixam-nos sonhar com os amores de Verão, os amores perdidos ou com os reencontros.

---
Aquela que, também para mim, é a melhor parte de Before Sunset; E de Before Sunrise; A valsa (vianense) de Julie Delpy, é mesmo dela;

O bebé deu um pulo. E que pulo...Parabéns!

A famalicao.tv foi a primeira paixão que partilhei convosco. No início da sessão, e se não me falha a memória, disse-vos que era "a minha paixão bebé". E era de facto. Um projecto um bocado 'maluco' - e completamente independente - , na qual cinco jornalistas se juntaram para fazer nascer aquela que foi a primeira televisão na internet em Portugal. Cada um tinha a sua vida, o seu local de trabalho e até nem morávamos todos em Famalicão (vantagens da net). Munidos de apenas duas câmaras profissionais e dois portáteis - porque tudo o resto era virtual - a ideia passava, e como vos disse na altura, por mostrar e divulgar o concelho de Vila Nova de Famalicão.
Informação sim, mas só coisas 'boas'. Queriamos mostrar o que de melhor o concelho tinha, através de uma nova plataforma comunicacional: a televisão na internet. Queriamos, entre outras coisas, que os emigrantes pudessem espreitar as suas raízes. Queriamos que avós e netos se juntassem em frente ao pc para verem, ouvirem e, quiçá, sentirem o seu concelho em movimento. Tanto quissemos, que conseguimos. O meio de 'cobertura' era pequeno, e acreditem que as críticas foram muitas e não foi fácil, a varios níveis, fazer sobreviver o projecto. Os elogios, esses, vinham sempre de fora, nomeadamente - e ainda bem - por parte dos outros tipos de media (noemadamente a nível nacional).
A vida vai andando a uma velocidade alucinante e de um dia para o outro tudo pode mudar. Ela (a vida) é feita - e ainda bem - de escolhas. Há coisas, pessoas e projectos que têm de ficar para trás - afinal o dia só tem 24 horas e apesar do mundo virtual dar imenso jeito não resolve outras distâncias e questões. Tive, e não fui a única, de me afastar do projecto, mas sem nunca o perder o vista. A "paixão bebé" passou para uma amizade muito atenta e preocupada (no bom sentido, claro está) porque sempre acreditei que 'aquela ideia maluca' que o Paulo Couto teve iria ter muito sucesso. Como toda a gente, tenho muitas dúvidas mas raramente me engano :)
Esta treta toda para dizer, e digo-o com todo o orgulho e praticamente em primeira mão, que a famalicão.tv sofreu um verdadeiro refresh. Tem um novo nome, um novo logotipo, estúdios de tv físicos e com equipamento topo de gama (mas todo de gama mesmo), conta agora com 25 profissionais, uma grelha de programação e, em simultâneo, a possibilidade do video-on-demand. E mais não digo porque certamente vão ouvir, ver e ler por aí estas novidades. Enquanto isso podem espreitar o new look e o caminho do futuro dos media em http://www.famatv.pt/webtv/
Desculpem a expressão...mas estou literalmente babada! Parabéns ao Paulo Couto e à equipa sobrevivente (boa integração para os 'novos') e break a leg para o projecto, que, sem dúvida, acabou de dar um passo de gigante!

Paixões platónicas...

...na impossibilidade de serem carnais.

Prometo que quando a conhecer a levo para uma sessão do Clube. Será obviamente uma sessão à porta fechada. Porventura só eu e ela, lol.

tambem ajudei...

Acabei de mudar a barra do blogger para preto. Acho que fica melhor. E assim, quando me disserem pela enésima vez que gostam do look do nosso blog posso sempre dizer.

- Gostas? Fui eu que fiz. O Vieira só deu uns retoques. lllooolll

sexta-feira, 6 de julho de 2007

OPA do Oriente, by adepto que mora perto do Centro de Estágios do Benfica

Após ouvir as noticias da possível OPA do Benfica por parte de um grupo chinês, ouvi as seguintes declarações proferidas por um adepto benfiquista.

“ - Acho mal a OPA, pois sabe-se lá o que eles querem fazer ao Benfica ( leia-se estádio).
Talvez vão montar lá uma loja e fazer a sua vidinha. Para depois irem-se embora, e depois como é que o Benfica fica?! “

Henrique Viana


29 de Junho de 1936 - 6 de Julho 2007
Mais uma vez o Teatro, Televisão e Cinema português está de luto.
O actor Henrique Viana morreu, esta quarta-feira, aos 71 anos no Hospital dos Capuchos, vítima de cancro.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

A grande Sarah

Desde já peço desculpa pelo video estar com legendas em brasileiro... mas foi o único (assim grandito) que encontrei..

Este video é uma homenagem a sessão do Fil, que infelizmente não pude assistir.

Esta menina, de seu nome Sarah Silverman, é uma das pessoas com o humor mais anti-politicamente correcto que existe :)

Abraço

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Life sucks and then you die!

Não sei fazer um post sobre uma sessão do Fil!
Por isso isto é um pré-post, para dizer que hoje não tenho tempo para fazer um post decente sobre a magnífica sessão do mestre Filinto!

Deixo-vos, para já, um aperitivo!

Voltarei à carga nos próximos dias!

Vamos falar do tempo...


Desde já peço desculpa pelo facto de não ter colocado os índices na segunda-feira.

As análises da qualidade do ar e dos índices de vento e da humidade relativa, foram efectuadas durante a semana de 22 a 28 de Junho e as análises da qualidade das praias efectuaram-se durante a semana de 25 de Junho a 1 de Julho.

1 - Lisboa, Porto e Faro obtiveram um índice de qualidade do ar médio de bom.
2 – Porto – velocidade atingida 35 km/h, soprando fraco de Norte e Noroeste
Lisboa – velocidade atingida 44 km/h, soprando moderado de Norte e Noroeste.
Faro – velocidade atingida 41 km/h, soprando moderado de direcção variável
3 – Classificação das praias analisadas durante a semana o periodo de 25 de Junho a 1 de Julho.
4 – A praia do Castelo do Queijo teve uma qualidade da água aceitável, porém o Delegado Regional de Saúde considerou-a interdita a banhos.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Tenho um blogggggggggg

É mesmo verdade. Estabeleci-me por conta própria. Apareçam, são sempre bem-vindos.

Este blogger não existe. O link está correcto. A sério que está. Se quiserem mesmo lá ir, o que eu não recomendo, copiem o link.

www.agranelemaisbarato.blogspot.com

Quem não for à sessão de hoje...



...vai caçar com o Dick Chenney!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

É lindo, pá!



Façam o favor de visionamentalizar o video que está no final da página!

Nota: peço desculpa por colocar este post logo a seguir ao post do Valter, mas como estou sem internet tenho de aproveitar os poucos momentos em que estou online!

domingo, 1 de julho de 2007

Quanto mais se ouve, mais se gosta!

Os "Têtes Raides" voltaram a pisar o "palco" dos pinguins! Rui Spranger voltou a mostrar a sua paixão por esta banda, mais uma vez delirando nas suas músicas.
Viajando pelo universo peculiar desta banda, fundada por volta de 1984 e cujo primeiro álbum data de 1989, vários álbuns da banda foram passando tanto pelas mãos dos pinguins como pelas colunas da estereofonia (com um enorme desgosto do apresentador por faltar o melhor álbum da banda). Entre uma música e outra, o Rui intervinha com mais factos ou mais histórias (e salientar uma vez mais uma vez o seu desgosto por lhe faltar o melhor albúm da banda..."Le bout du toit".
Ficamos a saber que se apaixonou por esta banda por causa de um amigo; que era deles a música que a sua filhota ouvia ainda no ventre da mãe; que a levou, com cerca de dois anos a ver um concerto deles, porque iam tocar uma das suas músicas preferidas apesar de não ser uma das preferidas do pai, enfim, montes de histórias à volta de uma banda com cerca 23 anos.
No final o Rui decidiu passar uns videos da banda surpreendendo os pinguins com uma linguagem visual invulgar e ao mesmo tempo fantástica, acabando a noite ao som de "Ginette" (que foi a faixa que serviu de elo de ligação para toda a sessão) tocada ao vivo no Teatro "Bouffes du Nord"