sábado, 3 de fevereiro de 2007

Bloody Sunday

A semana passada passou quase despercebido um aniversario, no dia 30 de janeiro cumpriram-se 35 anos do “Domingo Sangrento”, imortalizado pela música dos U2.
Em 1972, durante uma manifestação pelos direitos civis em Derry, Irlanda do Norte, 13 civis desarmados foram assassinados por soldados britanicos.

Deixo-vos uma sugestão, o filme “Bloody Sunday, Domingo Sangrento” de Paul Greengrass. Premiado com o Urso de ouro do festival de Berlin e o prémio de público do festival de Sundance.

“ O filme conta a história do “Domingo snagrento”apenas um dia, desde o amanhecer ao anoitecer, desde a chegada de centenas de tropas às ruas da cidade, até à violenta colisão entre soldados do regimento civil, e a multidão de civis. O filme segue os organizadores da marcha, policias, soldados britânicos, bem como civis dos dois lados da divisão religiosa. Foca em particular a história de dois homens, Ivan Cooper, um líder idealista dos direitos humanos, um protestante, que partilha o sonho de Martin Luther King, para uma mudança pacífica, e Gerry Donaghy um rebelde católico de 17 anos, que anseia por assentar na vida e casar com a namorada protestante, que se vê envolvida em violentos confrontos com os soldados.”

Sem comentários: