sábado, 7 de julho de 2007

Teremos sempre Paris

O texto atribuído ao João Pereira Coutinho que o Spranger aqui trouxe lembrou-me de imediato - entre coisas não dizíveis - "Antes do Amanhecer", o filme de Richard Linklater, com Julie Delpy e Ethan Hawke. E a proximidade era tanta que ficou por aí um rascunho à espera de motivo para ser escrito. O motivo chegou-me agora, porque "Before Sunrise" passa esta noite na RTP2, às 23h10.

Uma história de amor simples, amor de Verão, numa viagem de Interail (será assim que se escreve), até Viena, entre o prazer da conversa e a troca de inquietações. A separação.

O filme foi demasiado interessante para se ficar por ali e passados nove anos, em 2004, surge uma sequela "Before Sunset", em que Julie Delpy e Ethan Hawke se reencontram, com os seus personagens, em Paris.

Uma história de reencontro, das dificuldades em perceber a separação, das pequenas coisas que não mudaram, de como tudo volta a ser possível. De novo as conversas, e as desilusões.

Para quem viveu a paixão de Verão, a separação, o desamarrar pela distância, o comboio, vê corporizado neste filme o desejo daquilo que só acontece nos filmes: o reencontro.

E eles, ao contrário dos personagens de Casablanca, onde sabemos ser falso aquele "teremos sempre Paris", tiveram Paris. E se Casablanca antecipava/espelhava a realidade de muitos amantes que não se voltam a ver, que guardam sem saber porquê fotografias e postais, estes dois filmes deixam-nos sonhar com os amores de Verão, os amores perdidos ou com os reencontros.

---
Aquela que, também para mim, é a melhor parte de Before Sunset; E de Before Sunrise; A valsa (vianense) de Julie Delpy, é mesmo dela;

2 comentários:

GRaNel disse...

Dois grandes filmes...

Cláudia S. disse...

"Before sunset" e "Before sunrise" são sem dúvida dois filmes dos quais gosto muito,o último vi no cinema,e uma curiosidade sobre este filme é que foi filmado em tempo real (acho que é assim que se diz), ou seja o tempo que demora o filme é o tempo da acção. Outra curiosidade é que o guião do Before Sunrise foi escrito pelos dois actores e realizadores, e os pais da actriz entram numa das últimas cenas. Mas o que mais me tocou nos dois filmes é quando os vi, eu tinha a idade que as personagens tem no filme, e tinha as mesmas dúvidas, os mesmo medos, as mesmas esperanças,e as mesmas frustrações. Dois filmes bastantes reais mas que nos fazem sorrir e são uma verdadeira delicia.