segunda-feira, 6 de março de 2006

Museu do Pão

Hoje, como é meu costume, vim espreitar este nosso espaço de convivio.
Não sei muito bem porquê senti o "cliché" de qualquer comum cronista, apetecia-me (quase obrigação) escrever algo... Sem o Ambrósio por perto para me trazer um Ferrero Rocher decidi apresentar-vos uma sugestão!

Encontrei no meio dos vários papéis que arrumei hoje (pertenço aquela raça de seres esquisos que se recusa a deitar fora um unico papel que seja) um folheto do Museu do Pão.
Já não me lembro como me veio parar às mãos, mas percebo porque o guardei, apesar de nunca ter visitado este espaço espero um dia destes passar por lá.

O Museu do Pão fica em Seia, tem várias salas temáticas e organiza actividades regulares.
As salas temáticas são: Sala do ciclo do pão, Sala do pão politico, social e religioso, Sala da arte do pão e por ultimo uma sala para os mais pequenos o mundo fantástico do ciclo do pão.
Entre as actividades organizam tertulias e passo a citar:

"Tertúlias- No derradeiro sábado de cada mês, o museu convida uma personalidade da cultura portuguesa, que no Bar-Biblioteca conversa com o público. Deste modo se procede a uma aproximação entre personalidades culturais portuguesas e o público, numa frutuosa troca de ideias. Estas tertúlias, por onde têm passado algumas das mais ilustres personalidades culturais portuguesas em muito tem contribuído para a dinamização da região serrana, tendo já alcançado assinalável projecção."

Assim aqui fica a minha sugestão, se passarem por Seia visitem-no, se lerem este post visitem-no em http://www.museudopao.pt, de qualquer forma parece-me interessante que alguém se dê ao trabalho, não só de investigar, mas de apresentar ao publico a nossa História do dia a dia.

Bem hajam as entidades e Camaras Municipais que ainda têm coragem para desenvolver este tipo de iniciativas.

3 comentários:

ana_magalhaes disse...

Eu fui ao site e as imagens são muito sugestivas... dá mesmo vontade de conhecer este museu...
Aproveitei e vi tudo, até a secção do restaurante (ultimamente ando com desejos de comer bem) e fiquei ainda com mais vontade de conhecer o museu e experimentar as refeições de lá:

Menu - 22 entradas tradicionais (buffet); 12 pães diferentes (buffet); 2 pratos quentes (um de peixe e um de carne); 12 sobremesas tradicionais (buffet). Preço 13.5 € por pessoa (bebidas não incluídas).

Ok, o vinho não está incluído e são 13.5 € sem bebida mas, no inicio do mês deve valer a pena! São 22 entradas e 12 sobremesas!

Rui Vieira disse...

Muito boa a ideia do Tó em recordar-nos este Museu. Ja passei por lá e advirto que os visitantes são fortemente tentados a cometer o pecado da Gula. (como se comprova pelo comentario da Ana)

GRaNel disse...

As coisas que este rapaz descobre... Gostei especialmente do bar/biblioteca (as tertulias devem ser uma forte razão para lá darmos um pulinho).