quarta-feira, 8 de março de 2006

AZEITE!!!

É verdade esta é uma das paixões do Granel, do Pedro e da Fi.
A paixão não é o azeite propriamente dito, mas sim o que este proporciona. (dizem eles)

Esta sessão teve início com uma explicação sobre: a origem da palavra azeite, a origem deste em Portugal, a oliveira e a produção do azeite.
A palavra azeite é de origem árabe (Az + zait) que significa “sumo de azeitona”.

Não tendo eu nenhum conhecimento sobre esta matéria, julgo que o mais “correcto” (em relação à parte teórica) é colocar excertos de frases dos diapositivos apresentados na sessão de ontem. (Deste modo, toda e qualquer falha existente não são da minha responsabilidade!!!)
“A oliveira surge no Paleolítico Superior, provavelmente na região da Ásia Menor.”
“Hoje em dia a produção do azeite está espalhada por todo o mundo, desde que as condições climatéricas lhe sejam favoráveis.”
“O azeite sempre esteve presente nos recantos da vida diária dos Portugueses na candeia do pobre e no candelabro do rico, na mesa frugal do camponês e nos solenes templos dos velhos cultos”
Em relação à oliveira… Esta árvore em muitas “manias”! Tem um porte médio (normalmente não atinge os 6 m de altura). Gosta de sol e clima seco. È uma árvore resistente mas, necessita de cuidados (protecção das pragas, poda bianual e rega em Abril/Maio e em Setembro/Outubro). O seu crescimento é lento e produz ao fim de 5 anos. O seu desenvolvimento pleno é aos 20 anos e dos 35 aos 150 atravessa a maturidade, encontrando-se em plena produção. Após os 150 anos envelhece e o seu rendimento é irregular.
(O que uma pessoa aprende sobre as árvores.)
E se as oliveiras têm “manias” as azeitonas têm muitas mais… em relação ao transporte, à temperatura, etc. É difícil obter-se um azeite de qualidade!
E deixando a teoria de lado… HAVIA COMIDA (deliciosa)!!!

Inicialmente foi-nos sugerido que demolhássemos tostinhas em pratos com diferentes tipos de azeite, num dos pratos o azeite tinha orégãos, outro tinha azeite puro, outro azeite com manjericão e ainda outro prato com azeite, alho picado e louro…
Numa outra mesa tínhamos mozzarella, Bruschetta, Punheta de Bacalhau, Foccacia, Carpaccio, Molho Tsatsiki e azeitonas retalhadas. Também havia muitas tostas e vinho para acompanhar este manjar.
A mistura de cores era fantástica, assim como o sabor…
Huummm!!!
Para quem não foi fiquem com algumas imagens… os olhos também comem, não?


Punheta de Bacalhau
(à moda do Miguel)
Palavras dele.




Bruschetta
(origem Italiana)


Molho Tsatsiki




(origem Grega)
Delicioso para acompanhar com as tostinhas





(Havia muito mais coisas e muitas mais imagens, mas... )

7 comentários:

Unknown disse...

Muitos parabéns aos 3 porque estava delicioso. Os vinhos também eram muito bons.
Tudo uma grande cambada de azeiteiros é o que eu posso dizer. Estou solidário com todos os meus companheiros pinguinianos que hoje descobriram uma úlcera.
O Tó a esta hora está-se a perguntar porque é que falta sempre nas melhores. EHEHEH!
A Ana mais uma vez portou-se mal e não queria fazer o trabalhinho e tivémos de ameaçá-la. E agora, ainda por cima foge ás responsabilidades logo no inicio do Post.
Para a semana para quem não sabe é a Joana a apresentar. Era bom que fossemos em grande número pois a Joana é nova no Clube e era bom algum incentivo á sua sessão.

António Manuel Rodrigues disse...

Pronto... E lá me pergunto eu PORQUÊ?! MAS PORQUÊ?!...
Conhecendo os gostos pela boa gastronomia dos pinguins posso perder a esperança de apanhar uns restinhos...
Parabéns aos intervenientes, apresentadores, cozinheiros e escritores... A Ana, apesar de resmunguenta continua a sair-se mto bem...

GRaNel disse...

Pois é Tó... restos, nem vê-los. Mas os parabéns vão mais uma vez para a Ana. Sem qualquer pretenciosismo (e porque a falsa modéstia é um defeito) acho que a sessão até correu bem mas nada como um grande resumo (são duas palavras que não ficam muito bem juntas mas...) da Ana para abrilhantar ainda mais as nossas sessões. Abraço Pinguiano

Rui Vieira disse...

Estou praticamente sem palavras... mas ainda me resta sanidade para formular uma questão: Como foi possivel, expliquem-me ,mas lento como se eu fosse lerdinho de todo, repito, como foi possivel estarem atentos à explicação sabendo o manjar que os esperava?!??!

Recuperando o fôlego, parabéns aos apresentadores. Tiveram uma excelente ideia em levar ao Clube a excelente gastronomia que gravita em torno da Azeitona. Parabéns também aos que ameaçaram a Ana, ela esteve muito bem no resumo. (confesso que começo a ficar dividido em quem voto para relator oficial, seja como for acho que o cargo fica sempre em familia)

Hugo Valter disse...

Eu tenho de me juntar ao Tó, PORQUÊ? Porque é que faltei a esta sessão? Triste sina de um humilde trabalhador...
Queria pedir desculpas ao Granel e equipa por não puder comparecer a esta sessão, mas estive a trabalhar e pensava que me iria libertar um pouco mais cedo (Se soube-se tinha comparecido porque estou a ver que a festa foi longa).
Queria também felicitar a Ana pelo excelente desempenho no resumo da sessão (e aqui estou como o Vieira: sinto-me dividido, deve ser o gene da família...)

Rui Spranger disse...

Eu não sei se em vez de escrever um normal post, não deveria cantar sem tom de aniversário os "Parabéns a você" quatro vezes. Para o Granel, para o Pedro, para a Fi e para a Ana.
As palavras reforçam a memória gustativa inesquecível. Viva o Azeite e vivam os azeiteiros!!!!

Joana, como não anunciaste que a sessão era fechada aos sócios, já aluguei um autocarro para vir do algarve a apanhar pessoal para vir à tua sessão. Mas está descansada, que eu avisei que a única condição para poderem vir (e de borla) era a de baterem muitas palmas no fim e dizerem que és fantástica. Para não te sentires muito intimidada achei por bem arranjar uns fãs!

Anónimo disse...

a julgar pelas fotos foi uma noite digna das melhores!o bom gosto fica bem numa apresentação como a que os pratos sugeriam, os olhos também comem,e de que maneira, mas são os aromas e os sabores os Reis da mesa.parabéns pela mais valia da vossa sessão.vitor elyseu.
p.s.-o azeite também cura picadelas de abelha, depois explico na sessão da Joana,que eu não posso perder.