sábado, 7 de julho de 2007

O bebé deu um pulo. E que pulo...Parabéns!

A famalicao.tv foi a primeira paixão que partilhei convosco. No início da sessão, e se não me falha a memória, disse-vos que era "a minha paixão bebé". E era de facto. Um projecto um bocado 'maluco' - e completamente independente - , na qual cinco jornalistas se juntaram para fazer nascer aquela que foi a primeira televisão na internet em Portugal. Cada um tinha a sua vida, o seu local de trabalho e até nem morávamos todos em Famalicão (vantagens da net). Munidos de apenas duas câmaras profissionais e dois portáteis - porque tudo o resto era virtual - a ideia passava, e como vos disse na altura, por mostrar e divulgar o concelho de Vila Nova de Famalicão.
Informação sim, mas só coisas 'boas'. Queriamos mostrar o que de melhor o concelho tinha, através de uma nova plataforma comunicacional: a televisão na internet. Queriamos, entre outras coisas, que os emigrantes pudessem espreitar as suas raízes. Queriamos que avós e netos se juntassem em frente ao pc para verem, ouvirem e, quiçá, sentirem o seu concelho em movimento. Tanto quissemos, que conseguimos. O meio de 'cobertura' era pequeno, e acreditem que as críticas foram muitas e não foi fácil, a varios níveis, fazer sobreviver o projecto. Os elogios, esses, vinham sempre de fora, nomeadamente - e ainda bem - por parte dos outros tipos de media (noemadamente a nível nacional).
A vida vai andando a uma velocidade alucinante e de um dia para o outro tudo pode mudar. Ela (a vida) é feita - e ainda bem - de escolhas. Há coisas, pessoas e projectos que têm de ficar para trás - afinal o dia só tem 24 horas e apesar do mundo virtual dar imenso jeito não resolve outras distâncias e questões. Tive, e não fui a única, de me afastar do projecto, mas sem nunca o perder o vista. A "paixão bebé" passou para uma amizade muito atenta e preocupada (no bom sentido, claro está) porque sempre acreditei que 'aquela ideia maluca' que o Paulo Couto teve iria ter muito sucesso. Como toda a gente, tenho muitas dúvidas mas raramente me engano :)
Esta treta toda para dizer, e digo-o com todo o orgulho e praticamente em primeira mão, que a famalicão.tv sofreu um verdadeiro refresh. Tem um novo nome, um novo logotipo, estúdios de tv físicos e com equipamento topo de gama (mas todo de gama mesmo), conta agora com 25 profissionais, uma grelha de programação e, em simultâneo, a possibilidade do video-on-demand. E mais não digo porque certamente vão ouvir, ver e ler por aí estas novidades. Enquanto isso podem espreitar o new look e o caminho do futuro dos media em http://www.famatv.pt/webtv/
Desculpem a expressão...mas estou literalmente babada! Parabéns ao Paulo Couto e à equipa sobrevivente (boa integração para os 'novos') e break a leg para o projecto, que, sem dúvida, acabou de dar um passo de gigante!

3 comentários:

FPM disse...

parabens

GRaNel disse...

Só me pergunto de onde vieram os meios, leia-se guito, para esta evolução. Esperamos que a imparcialidade e independência não esteja comprometida. lol

Cláudia S. disse...

Muitos parabéns.