terça-feira, 4 de julho de 2006

«Carioca»


Quando começamos a crescer há coisas no mundo que passam a fazer mais sentido para nós. Enquanto adolescentes há um mundo melancólico que nos envolve e nos consome que é típico da idade, desse crescimento. Depois, mais tarde começamos a ficar mais lamechas, mais caretas e isso é muito engraçado. A seguir a fase em que já não nos importamos com isso, já é natural e aceitamos a nossa condição etária.

Francisco Buarque de Holanda passou a fazer parte do meu mundo há já algum tempo! O tom da sua voz, a maneira como brinca com as palavras (veja-se o exemplo de «Construção»), os temas de amor e ódio com que fala serenamente, sem nunca perder o controlo e a beleza emocional! Assim é Chico Buarque - belo, sublime! Na voz que compreende sátira, amor e razão descobre-se esse mundo que é incompreensível para um adolescente. Penso que é preciso crescer para conseguir perceber Chico Buarque!

Com um novo disco lançado oito anos depois, Chico aparece igual a si mesmo! Aperece de novo com bossas, forrós, choros, boleros com aquela atitude de Sinatra sul-americano. «Carioca» é um disco fresco que fala do Rio, evidentemente, de um Rio de Janeiro mau e bom. Do subúrbio à baixa fala-se de amor, de crime, de vida difícil mas feliz, fala-se de perda e esperança. Em cada esquina de «Carioca» um Chico diferente. Um Chico que faz confundir o amor entre os homens com o amor pelas cidades, neste caso pela sua cidade.

A minha sugestão é que ouçam! Deixo-vos apenas uma pequena quadra de um dos temas. Embora seja de um anónimo Chico construiu um tema á volta dela.

«Soñé que el fuego helou
Soñé que la nieve ardía,
E por soñar lo imposible
Soñé que tu me querias»

3 comentários:

Vitor Elyseu disse...

a musica de chico buarque é um privilégio,sempre foi e a poesia escrita em português ou em espanhol ganha contornos muito próximos da excelência,um dos maiores compositores contemporâneos de lingua portuguesa.

Anónimo disse...

Maravilha! sou a fã número 1 do Chico...bem, pelo menos de origem espanhola...ainda não ouvi o novo album, mas sendo do Chico, de certeza que é uma caricia para os sentidos e sentimentos..

António Manuel Rodrigues disse...

Se gosto da musica do chico... Acho os poemas absolutamente geniais...