domingo, 10 de setembro de 2006

imaginem só

"Borboletário único na Europa pode ser hoje visitado
10.09.2006 - 11h14 Francisco Neves

Farrapos de cor voam sobre as flores ou fincam-nos caules de plantas. (...)
Os farrapos são algumas das borboletas comuns em Portugal e o recinto ajardinado é o borboletário que dá pelo nome de Lagartagis, o único do género na Europa, um local onde se procura manter a "primavera permanente" (...).

"Queremos que as pessoas venham aqui, sentar-se um bocado, a ver dez espécies das borboletas que há em Portugal. Das que podem ver em casa, mas que aqui podem ser fotografadas ou vir à mão. (...)"

No centro do borboletário um lago e, sobretudo, as flores de uma budleia atraem os pequenos seres. Ao fundo será montado um laboratório, igualmente visitável, onde haverá uma montra de lagartas e equipado com um sistema de climatização para que mesmo no Inverno se mantenha aqui uma Primavera artificial (...).

As estufas de criação de borboletas tropicais para museus são relativamente frequentes, mas não há na Europa nenhum borboletário de utilização pública. "Pela sua beleza, as borboletas são um bom ponto de partida para a educação ambiental, que é um dos objectivos deste projecto. (...)

As borboletas apresentam uma grande variedade, e exuberância, nos trópicos, enquanto na Europa são mais frequentes na sua franja meridional (Grécia, Itália, França, Espanha, Portugal). É um campo em que Portugal não se pode considerar pobre: tem 135 espécies, enquanto em Inglaterra, onde são muito apreciadas e estudadas, se contabilizam 60. Na Península Ibérica há pouco mais de 280 espécies.

O Lagartagis, que é inaugurado a 11 de Novembro, teve o apoio do Programa Operacional da Ciência e Tecnologia e conseguiu um mecenas que usa a borboleta como um dos seus símbolos, a indústria de polímeros Selenis. "Mas precisamos de arranjar mais patrocínios. O financiamento do Estado serviu para montar o borboletário mas vai ser preciso ajuda para manter agora a sua gestão corrente. (...)".

retirado da edição do Público Online

3 comentários:

Rui Spranger disse...

Não é à toa que a palavra borboleta é bonita em quase todas as linguas. Papillon, Mariposa, Farfalla...

António Manuel Rodrigues disse...

Bem hajam todos os que querem uma primavera permanente, para si e para os outros.

Nota mental: Espaço a visitar!

Unknown disse...

Mas que mariquice vem a ser esta?? Borboletas??? Vejo-me aflito!

Agora a sério! Parece-me sem duvida uma boa iniciativa. Tens de fazer uma sessão sobre borboletas, Helena.