segunda-feira, 8 de maio de 2006

OGame

Hoje decidi partilhar convosco uma das minhas ultimas paixões (ou vicios...)

Não sou muito dado a jogos, mas este prendeu-me (deixo desde já o aviso: é extremamente viciante!). É um jogo online gratuito, e passo a citar:

"O que é o OGame?
Como Imperador intergaláctico tens a possibilidade de aumentar o teu poder e a tua influência através da galáxia usando numerosas estratégias. Começas o jogo no teu planeta onde irás construir uma infraestrutura económica e militar graças aos recursos que produzires. Pesquisando novas técnicas e evoluindo os teus edifícios e pesquisas acedes a tecnologias e a sistemas de armas superiores e melhoradas. Durante o jogo tens a possibilidade de colonizar novos planetas e criar alianças com outros Imperadores. Negociar com os outros jogadores e lutar contra impérios inimigos ajudam-te a ganhar recursos para evoluires mais rapidamente."

O OGame é um jogo de estratégia espacial, de construção e principios extremamente simples, além de gráficos "pouco amigáveis", que contudo já possui mais de um milhão de utilizadores em 13 países diferentes.

O objectivo é organizar planetas, gerindo os recursos essenciais ao desenvolvimento (metal, cristal e deutério), começamos por criar minas, edifícios e estruturas no nosso planeta e depois criamos frotas (naves várias) para atacar e roubar outros planetas.

Cada planeta corresponde a um jogador, cada jogador pode ter até 9 planetas. Para uma melhor gestão do espaço, vão-se criando mais universos em cada jogo, o português tem já 8 universos, cada um deles com mais de 10.000 jogadores, o jogo alemão já tem 52 universos...

O jogo foi criado em 2002 na Alemanha e tem-se espalhado pelo mundo criando viciados um pouco por todo o lado. Pode parecer estranho como um jogo sem grandes complicações pode ter tanto sucesso, mas a verdade é que o crescendo do jogo não cansa, para além de ter regras curiosas que vão protegendo os jogadores, não os desmotivando, como por exemplo não ser permitido atacar um planeta mais de 6 vezes num dia ou não se poder atacar jogadores com 5 vezes mais ou menos pontos, o que nos protege dos mais fortes e nos impede de atacar os mais fracos...

Apesar de não haver idades para este jogo, do miudo ao avôzinho, deixo-vos um exemplo... Mesmo sendo alemão dá para perceber o que se passa com este jovem jogador... E agora perguntem-se como um jogo de estratégia sem qualquer tipo de acção é capaz de provocar isto...

http://video.google.com/videoplay?docid=-3078559253896129876

Para quem quiser arriscar pode inscrever-se no OGame português em http://ogame.com.pt/

3 comentários:

Rui Vieira disse...

Confesso que estava a achar o post perfeitamente inócuo... que fosse apenas uma forma de o Tó se distrair no intervalos dos posts e dos comentarios aqui no blog... mas!!! Segui o link e fui ver o video. Fiquei absolutamente estarrecido! Aquele miudo tem de ser internado ou o jogo proibido. Algo não bate certo!
(por via das duvidas vou espreitar o jogo também). Se eu deixar de comentar, liguem ao 112 para me vir socorrer, plz!

GRaNel disse...

Os jogos online são mesmo assim. Também eu ando viciado, mas com o Travian. Um jogo que decorre na Idade Média. Tomamos conta da nossa vila, desde as quintas de produção até às actividade culturais passando obrigatoriamente pela parte militar (SANGUE). este tem a vantagem de não ser preciso dedicar muito tempo diariamente. O jogo corre sozinho. Basta dar meia duzia de instruções. Aquele abraço.

hörster disse...

efectivamente o miúdo precisa mesmo de ser internado, mas olhem que quem escreveu as legendas devia acompanhá-lo ao magalhães lemos...