quarta-feira, 31 de maio de 2006

Ainda "Le Deserteur"

Alguns dos utilizadores podem não ler os comentários ao post anterior e seria lamentavel perder a tradução do poema desta música de Boris Vian , com que o Rui Spranger nos brindou.

Senhor Presidente
escrevi-lhe uma carta
que talvez lerá
se tempo tiver

Acabo de receber
os meus papeis militares
para partir para a guerra
antes da tarde de quarta-feira

Senhor Presidente
eu não a quero fazer
eu não estou na terra
para matar as pobres gentes

Não é para vos fazer zangar
mas é preciso que eu lhe diga
a minha decisão está tomada
e eu vou desertar

Desde que nasci
já vi morrer o meu pai
vi partir os meus irmãos
e chorar os meus filhos

A minha mãe sofreu tanto
Ela está no seu tumulo
e borrifa-se para as bombas
e borrifa-se para as minhocas

Quando eu fui prisioneiro
roubaram-me a mulher
roubaram-me a alma
e todo o meu querido passado

Amanhã de madrugada
vou fechar a minha porta
no nariz dos anos mortos
e irei pelos caminhos

Mendigarei a minha vida
pelas estradas de frança
da Bretanha à Provença
e direi às gentes

"Recusem obedecer
recusem fazê-la
não vão para a guerra
recusem partir"

Se é preciso dar o sangue
vá então dar o seu
já que é um bom apóstulo
Senhor Presidente

Se me perseguir
Avisai os vossos guardas
que eu não terei armas
e que eles podem atirar

Boris Vian
traduzido por Rui Spranger

Sem comentários: