sábado, 13 de maio de 2006

Szobor Park

A pedido de inumeras familias aqui vão fotos minhas...
Aproveito para partilhar uma paixão, deixar uma sugestão e lançar nova discussão (hoje devo estar armado em poeta...)

Estátua de Lenin, António Manuel Rodrigues


O Szobor Park (ou parque das estátuas) fica em Budapeste, na Hungria. Estive lá o ano passado e estas fotos são das minhas preferidas de 2005, a minha primeira intenção era vendê-las como reportagem mas ainda ninguém as quis publicar, até este momento muito poucas pessoas as puderam ver...

Depois da queda do comunismo na Hungria, como em todo o bloco de leste, as estátuas e memoriais foram retirados da rua. Mas, ao contrario do que aconteceu nos outros paises (em que estas obras foram encaixotadas e desapareceram em garagens e armazéns), a Hungria iniciou uma discussão pública sobre o que fazer a todo este material de propaganda. A conclusão, talvez fruto de décadas de comunismo "goulash", foi simples: a propaganda devia desaparecer das ruas, mas não se podiam apagar e esquecer décadas de história do país.
Decidiu-se então pela criação de um museu que lembrasse a ditadura. Deixem-me frisar que não se trata de um museu ao comunismo, mas à resistencia contra a ditadura, algo que os hungaros sempre fizeram!
A opção politica pode parecer dúbia ao visitante, tratam-se de esculturas que começam pela "libertação" pós segunda guerra mundial e terminam na "exultação" dos dirigentes comunistas hungaros e soviéticos. Mas confesso-vos que esta visita juntamente com o (minúsculo) museu do comunismo em Praga me explicaram mais sobre este período e esta região do que anos de história no secundário e de informação que (como todos nós) recebi na minha formação pessoal, seja pela leitura, pela televisão ou pelos meios de comunicação social...

Ákos Eleőd Junior, o arquitecto que o desenhou, diz o seguinte:
"Este parque é sobre ditadura. E ao mesmo tempo, porque se pode falar sobre ele, descrito, construido, este parque é sobre democracia. No fim, só a democracia é capaz de nos dar a opurtunidade para pensarmos livremente sobre a ditadura. Ou sobre a própria democracia. Ou sobre tudo!"

Na loja de "souvenirs" podemos encontrar desde CDs com a internacional, a miniaturas Trabi (também têm um exposto, mas ainda são faceis de encontrar a rolar pelas ruas) a t-shirts dos mais variados motivos...

Vista geral do parque das estátuas, António Manuel Rodrigues

2 comentários:

Rui Vieira disse...

Ainda bem que as familias insistiram e tu aceitaste... assim surja também quem as publique!
Ambas as fotos são fortes, mas é com o enquadramento que ganham vida. Olha-las sem ler o post e depois de o ler voltar a olha-las é como ver objectos completamente diferentes.
Obrigado por partilhares as fotos e muito em especial, obrigado por partilhares a visão de quem estava por trás da objectiva.

GRaNel disse...

Correndo o risco de me tornar repetitivo, muito obrigado Tó por mais este post.
Sou obviamente um democrata e por sistema anti-comunista mas uma coisa é certa, os Países não devem perder a sua identidade nem esquecer o que ficou para trás. Só com o passado bem presente podemos projectar e evitar erros no futuro.
Quanto às fotos, espero ter oportunidade de ver as outras (não digas que só tens duas lol) mas destas, gosto especialmente da primeira.