quinta-feira, 27 de abril de 2006

Arquitectura do seculo XX

Sim... Tomei-lhe o gosto...

Deixo aqui uma sugestão, visitem o site:

www.arquitectos.pt

Foi disponibilizado um serviço (IAPXX) pela ordem dos arquitectos que inventaria cerca de 6.000 obras arquitectónicas portuguesas do seculo 20, que significam cerca de 1.000 arquitectos diferentes.

A escolha, como referiu Helena Roseta, não é competitiva, ou seja, não se pretende fazer disto um ranking de arquitectos, apenas dar a conhecer bons trabalhos feitos ao longo do seculo XX por todo o país.

Uma curiosidade, todos os concelhos estão representados, podem procurar pelo vosso concelho e ver o que há de significativo na vossa area de residencia.


"O IAPXX - Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal - é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos em parceria com a Fundació Mies van der Rohe e o Instituto das Artes, co-financiada pelo Interreg III - SUDOE, que teve como objectivo registar em base de dados digital um levantamento do património arquitectónico construído em Portugal durante o século XX, tornando-o matéria acessível ao público em geral. Foi inspirado no Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa que se realizou entre 1955 e 1961 sob a tutela do então Sindicato Nacional dos Arquitectos. Com este levantamento, a Ordem dos Arquitectos procura criar mecanismos que permitam à sociedade portuguesa conhecer de modo informado e sustentado a nossa arquitectura novecentista com a finalidade de, por um lado, ajudar a traçar estratégias de salvaguarda dessa memória mais recente e, por outro, conduzir ao aprofundamento do significado da nossa cultura arquitectónica actual. Sendo um projecto desenvolvido à escala do território nacional, o IAPXX assentou em critérios de representatividade cronológica, estilística, regional ou tipológica, sem ignorar alguma valoração da “qualidade arquitectónica”. (...)"

2 comentários:

Quadrado.14 disse...

Sem dúvida, uma boa iniciativa, mas devo ficar um pouco reticente quando este tipo de base de dados não é aberta. Isto é, qualquer pessoa, por exemplo contribuir, não apenas com os comentários (possiveis), mas também com a adição e revisão da informação que a base contém ou mesmo a adição de fotos.

ps. A Casa Major Pessoa deveria ser denominada de Casa Mário Belmonte Pessoa e não foi totalmente da autoria de Francisco da Silva Rocha como a Base de dados dá a conhecer. Terá sido um trabalho de co-autoria entre Silva Rocha e Ernesto Korrodi (na minha opinião, apenas de Korrodi, mas falta invetigar melhor...)

Rui Vieira disse...

Quando ouvi Helena Roseta promover esta base de dados na TV, fiquei naturalmente curioso, mas agora q por lá passei confesso alguma desilusão.
É agradavel localizar os edificios, mas as informações disponiblizadas são demasiado escassas e porventura (como o André nota) falaciosas.

Ainda assim, esperemos que este seja apenas o embrião para um tabalho muito mais vasto e ambicioso.