terça-feira, 4 de abril de 2006

Índia receia imagens do Google Earth

Hoje é dia de pinguins, já que não posso ir, desculpem-me, deixo aqui a minha farpa:

Índia receia imagens do Google Earth

As imagens de alta definição disponibilizadas pelo Google Earth (servidor com mapas satélites de diversos pontos do Globo) estão a assustar os responsáveis miliares da Índia.

O comandante-chefe do exército indiano, general J.J. Singh, já veio a público considerá-las “uma ameaça para a segurança nacional”.

“Algumas imagens disponibilizadas e acessíveis a qualquer pessoa mostram bases militares estratégicas situadas no Norte da Índia”, indicou o general, o que poderá dar vantagens a grupos que não tenham os seus próprios satélites de defesa para obter a localização exacta dessas bases.

J.J. Singh foi mais longe e considerou que “o Google Earth é igualmente perigoso para todos os países, referindo ainda que o assunto tem de ser pensado e debatido de uma forma conjunta e global por todos os países”.

Singh fez estas declarações ontem numa conferência sobre ‘Comunicações na Área da Batalha Táctica’.

Recorde-se que já em Agosto passado dois membros do Parlamento holandês questionaram o ‘software’ de imagens por satélite do Google. Segundo eles, o programa podia muito bem ser utilizado para procurar potenciais alvos para ataques terroristas.

M.A., in Correio da Manhã

A escolha desta noticia é quase aleatória, já muito se falou deste assunto e em vários paises, já foram até censurados mapas da Austrália que mostravam uma central nuclear.
Hoje, contudo, chamou-me a atenção por falar da India.
A primeira pergunta que me surgiu foi:"mas estes gajos têm medo de quê?"
Resposta obvia: "São a maior democracia do mundo, têm armamento nuclear e vivem em tensão com um vizinho também nuclear..."

Estas questões de segurança nacional, segredos militares e afins incomodam-me. Por principio não vejo nenhum mal no funcionamento do Google Earth, compreendo o "perigo" de ser acessivel a todos nós imagens de satélite pormenorizadas, mas continuo a pensar que quem não deve não teme e não é isto que vai servir de arma aos terroristas ou paises do eixo do mal, as informações estão disponiveis de outra forma...

A arma mais poderosa e mortifera que eu conheço chama-se medo...
Gostava de vos deixar a pensar nisto e ouvir opiniões (em especial as mais avalizadas sobre o assunto, não é xôr doutor?)

1 comentário:

Rui Vieira disse...

Esta farpa foi debatida na sessão, mas não posso deixar passar em clara a oportunidade do post trazida pelo Tó.
Não partilho minimamente a preocupação do ministro indiano. Por um lado, porque não creio que um potencial terrorista tenha necessidade de recorrer ao google earth para localizar os alvos apeteciveis, por outro por achar que a tecnologia existe para servir toda uma sociedade global.A globalização não é só a abertura de mercados para os países que não têm qualquer respeito pelos seus trabalhadores poderem escoar facilmente os seus produtos.