quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Nouvelle Vague dos 60's

"One plus one" de Godard, a paixão do Ricardo!
E assim nos foi apresentada:


Na conturbada década de 60 o mundo convulsiona-se.

De um extremo ao outro da fragil América Latina, as ditaduras eram cada vez mais ferozes e sofisticadas;

Havia o genocidio no Vietnam, guerras em Africa e no Biafra;
Tropas inglesas ocupam a Irlanda do Norte, havia fome na India, assassiníos de J. F. Kennedy, Martin Luther King, Patrick Lumunba, Ernesto "Che" Guevara, Camilo Cienfuegos;

Na peninsula Ibérica caducos regimes simpatizantes da besta nazi impunham a repressão.


"Se o quotidiano diário tem 24 horas, o cinema é a verdade a 24 imagens por segundo"
Jean-Luc Godard

"Jean-Luc Godard (Paris, 3 de Dezembro de 1930) é um cineasta francês reconhecido por um cinema vanguardista e polêmico, que tomou como temas e assumiu como forma, de maneira ágil, original e quase sempre provocadora, os dilemas e perplexidades do século XX. Além disso, é também um dos principais nomes da "Nouvelle Vague", assim como Truffaut." in Wikipédia

Este filme (1+1) é em parte documentário musical e em parte colagem de cenas ficcionadas.

Enquanto documentário musical apresenta-nos um registo fiel e minucioso sobre a génese de uma canção, "Sympathy for the devil", Godard filmou os interminaveis ensaios e gravações em que os Rolling Stones dão forma à musica. Podemos vê-los excitados ou abatidos, concentrados ou descontraídos, ouvindo ou discutindo, enquanto a camâra se passeia pelo estudio em planos sequência.

Por outro lado, mostra-nos sketches da revolução dos dias modernos, da luta pela liberdade das minorias, quase sempre carregados do teor politico que se discutia nos anos 60. O realizador levanta questões como a independencia da mulher, o comunismo, o fascismo e o poder negro como era visto pelos Black Panthers.

Entre "sympathy for the devil", realiza uma entrevista a Eva Democracia sobre as relações entre cultura e revolução, alguém pinta graffitis com expressões como SOVIETCONG, CINEMARXISM, CINEMAO, isto alternado ainda com alguém que lê excertos de Mein Kampf numa livraria pornográfica.

Este filme é de facto um mais um, um documentário sobre rock para os fans dos Rolling Stones e um comentário e sátira politica.

(nota: o ultimo filme de Godard chama-se "Notre musique" e é de 2004)

2 comentários:

Rui Spranger disse...

Mais uma vez, parabéns. Tu dás o nível todo a isto!

Rui Vieira disse...

Um duplo agradecimento. Ao Ricardo pela ideia de partilhar Godard e ao Tó pelo gosto com que absorveu a sessão e a expôs aqui no Blog.