quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Uma Questão de Bom Senso III

Eu sei que sou um chato e peço desculpa por isso....

Uma das grandes pragas dos mails (além das inúmeras correntes e spam) são os Hoax. O que são Hoax??
"Os hoax são boatos, também designados por boatos electrónicos ou digitais, contos do vigário, histórias falsas ou alarmes falsos, que nos chegam por e-mail.
Um hoax é uma mensagem de correio-electrónico sobre uma nova ameaça que, na verdade, não existe. Pode alertar para um vírus perigoso que esteja a circular pela Internet. E é sabido que um falso alarme pode causar mais estragos que um perigo a sério. Lança-se a confusão e, atemorizados, os utilizadores desatam a enviar advertências a todos os seus amigos e conhecidos. Um hoax instiga quase sempre o leitor a continuar a sua divulgação, em cadeia – o que resulta numa velocidade espantosa de divulgação – o que normalmente é reforçado por frases tipo "envie esta mensagem a todos os seus amigos..."" (de Hugo Caramelo in Ciber Apanhados).
Ainda podem consultar, sobre o assunto, a página que a Deco tem sobre o assunto(e que complementa o meu anterior post "Uma Questão de Bom Senso II").

Isto tudo para alertar que está a correr um Hoax na net sobre um falso vírus. A Mensagem diz o seguinte:


AVISO URGENTE

POR FAVOR FAÇA CIRCULAR ISTO ENTRE TODOS OS SEUS CONTATOS (FAMÍLIA E AMIGOS).

Nas próximas semanas fiquem atentos e não abram nenhum e-mail com o arquivo anexo "Últimas de Atenas", independentemente de quem lhe enviar.
É um vírus que "abre" uma tocha Olímpica no seu monitor e queima todo o seu disco rígido C. Este vírus virá de uma pessoa conhecida da sua lista de endereços. Por favor, envie este E-mail a todos seus contactos. É preferível receber 25 vezes esta mensagem que perder tudo.
Se você receber um correio chamado "Últimas de Atenas", não o abra e apague-o imediatamente ! ! !
Este vírus suprime os arquivos inteiros de seu computador.


Mensagens como esta à montes e a maior parte são falsas (99,9%), mas em caso de dúvida basta perder uns minutos e fazer uma simples pesquisa na net sobre o conteúdo da mensagem. Neste caso bastou-me procurar por Atenas Vírus e descobri vários sites do género destes:

http://www.rompecadenas.com.ar/hoaxes/atenas.htm
http://www.quatrocantos.com/lendas/186_atenas.htm

Nestes casos é preciso desconfiar de todas as mensagens que dizem algo do género "passe esta informação para o maior número possível de pessoas". O melhor é apagá-las e quebrar automáticamente a corrente e mandar um e-mail de volta à pessoa que vos mandou este a alertá-la da falsidade e pedir que nunca mandem notícias destas. A única maneira de combater o mail malicioso é criar uma corrente em sentido contrário e se formos o suficientemente chatos se calhar conseguimos diminuir estas pragas (ou pelo menos o pessoal, farto de nos aturar, deixa de nos mandar este tipo de mensagens para nós...).

Obrigado pela vossa atenção

Sem comentários: