segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Uma Questão de Bom Senso

Atenção:
Já não é a primeira vez que me chega às mãos e-mails como este:


"AVISO DA PSP
Cuidado com os ucranianos que estão nos sinais em Braga, Porto, Coimbra, Lisboa - Máfias de Leste.
Há dias 10 indivíduos deram um concerto de Musica sinfónica em apoio aos emigrantes de leste no teatro Gil Vicente em Coimbra. Depois de se apagarem as luzes para se dar inicio ao concerto, um deles sacou de uma metralhadora, enquanto os outros faziam a colecta dos bens e dinheiro transportado pelos espectadores. Acabado o trabalho, fugiram pelos bastidores.
Alertadas as autoridades, qual não foi o espanto ao saber-se que este grupo tem dado concertos semelhantes noutras cidades de província com o mesmo resultado.
Aconteceu na semana passada na Av. Marechal Gomes da Costa no Porto em plena luz do dia. Seriam umas 15:30.
Um sujeito ao parar nos semáforos foi abordado por um indivíduo de Leste, daqueles que costumam andar a tocar acordeão ou violino. O indivíduo tinha um ar simpático e abeirou-se dele a tocar o tal acordeão.
Ele decidiu dar-lhe 50 cêntimos, abriu o vidro e quando lhe estendeu a mão com a moeda, o indivíduo puxou-a violentamente e apontou-lhe imediatamente uma faca ao pescoço e obrigou-o a dar o telemóvel e a carteira, pondo-se imediatamente em fuga.
Nenhum dos condutores dos carros à volta se apercebeu ou fez qualquer coisa para o ajudar. A vítima dirigiu-se imediatamente a uma esquadra da polícia e contou o sucedido, onde, para espanto dele, foi informado de que já não era a primeira vez que isto acontecia, que já tinham cerca de 10 queixas de igual procedimento.
Penso tratar-se de uma rede organizada que também opera em Lisboa, de pedintes profissionais. Se reparar bem, a maior parte deles nem sabe tocar devidamente o instrumento, servindo-se dele como método de abordagem para posteriormente assaltar o incauto condutor.

Esta rede também se dedica ao tráfico de crianças e roubo de bebés.
Em Espanha já houve algumas queixas que estes indivíduos de Leste roubaram bebés do banco traseiro dos carros. Enquanto um toca ao lado do condutor, um cúmplice vai por trás e rouba a criança, vendendo-as depois para pais que desejem adoptar noutros países.
Passem este e-mail ao maior número de amigos e conhecidos e futuramente, tenham cuidado com estes indivíduos. Tranquem sempre as portas e fechem os vidros quando eles se aproximarem e desconfiem do aspecto simpático, pois normalmente são perigosos criminosos.
Divulguem este e-mail o mais que puderem e ajudem-nos a combater esta praga, porque amanhã pode ser um de nós.

Tenente António Santos Alonso
Comando Central da PSP Porto"


Se puxarem um pouco pela cabeça são capazes de perceber que a notícia não tem nem pés, nem cabeças. Aliàs basta ler o 1º parágrafo: "Há dias 10 indivíduos deram um concerto de Musica sinfónica em apoio aos emigrantes de leste no teatro Gil Vicente em Coimbra. Depois de se apagarem as luzes para se dar inicio ao concerto, um deles sacou de uma metralhadora, enquanto os outros faziam a colecta dos bens e dinheiro transportado pelos espectadores."
O que é isto??? Agora estamos na Rússia?? E a PSP sabe disto tudo e não passa nada na televisão??? A mesma televisão que precisa tanto de notícias escandalosas que até acreditou num "arrastão" que nuinca existiu o qual comprou e vendeu até dizer chega??? E os jornais??? Estavam a dormir??? Ou não vão ao Gil Vicente??? Em Coimbra??? Terra de estudantes e não se sabe de nada????
O que eu peço é um pouco de bom senso das pessoas e que pensem bem antes de acreditar em qualquer coisa e melhor ainda antes de divulgar (ou difamar) notícias suspeitas. Pois se lerem bem esta suposta notícia hão-de reparar que é um texto xenófobo e racista em relação às pessoas de Leste, um atentado ao medo e à fobia cujas consequências poderam ser desastrosas (lembrem-se que o Holocausto sustentou-se com medos e fobias assim...) e não me admirava nada que por trás de mensagens destas estivesse ligado alguém de extrema direita, pois são os únicos que ficam a ganhar com a divulgação de mensagens escabrosas como estas....
Mais uma vez apelo ao bom senso das pessoas e acreditem que não custa nada pensar duas vezes antes de acreditar em tudo o que nos vendem. Em caso de dúvida também não custa nada pegar no telefone e tentar falar com o Comando Central da PSP Porto e tentar comprovar a veracidade desta história. (Não se admirem se eles perguntarem quem é esse tal de Tenente António Santos Alonso, o que é que beberam ao almoço ou se está sobre o efeito de estupfacientes...)

Um abraço lúcido para a vossa compreensão,

Hugo Valter Moutinho


O mundo não é perfeito, mas não temos o direito de o tornar trágico.

10 comentários:

António Manuel Rodrigues disse...

"outras cidades da provincia"?!
Isto de repente soa-me a discurso do tempo da outra senhora... Será que apesar de pequeninos, conseguimos ser assim tão egocentricos? Será que ainda há quem pense que Lisboa é capital e o resto é paisagem? Ou provincia? Provincianos seremos nós se acreditarmos em mensagens/discursos/propaganda tão ridiculamente idiota!

Belinha Fernandes disse...

Acabo de receber e de avisar a pessoa qe me enviou,uma amiga, para se inteirar da fonte antes de re-enviar.Para mim quem reenvia sem pensar também não deve estar a 100%.Esta minha amiga é jurista,ainda por cima!!Como é que devolve este email sem questionar?O problema é que isto dá a volta ao globo 3 vezes num instante...É idiota,é como diz no seu post...

Anónimo disse...

Esta trampa já circula pelo menos desde 2005. Infelizmente há pessoas que reenviam para todos os seus contactos todos os e-mails alarmistas pretensamente bem intencionados, não se dando antes ao trabalho de indagar se o conteúdo é autêntico ou não. Por essa razão, alguns deles andam há vários anos a circular, provavelmente para grande prazer dos seus criadores, que devem gozar em grande enquanto pensam: "Com tantos patetas acéfalos a trabalhar para mim, é uma grande diversão criar um boato e recebê-lo de volta passados anos, reenviados por bobalhões convictos que estão a prestar um grande serviço à sociedade".
Mandem é essa porcaria para o lixo quando a receberem, ou então informem-se primeiro, nas fontes que até costumam vir mencionadas.
Hipócritas e preguiçosos!!

Anónimo disse...

Realmente...!!
A Televisão sedenta como anda por noticias como esta, concerteza deve estar a dormir, para nao ter falado nisto...
É a tal coisa o que ta a dar é reenviar as mensagens alarmantes com o objectivo de "proteger todos os amigos da lista de contactos",mas ninguem pára para raciocinar.
Eu achei estranho mal li o tema e assim que cheguei a parte do assalto no concerto vi logo que nao podia ser verdade...
Vá-la malta não custa assim tanto puchar pela cabeça.. Vamos deixar os perconceitos de lado e pensar se a origem daquilo que nos mandam é de facto veridica..!

Parabens pelo seu comentario a respeito desse assunto está muito interessante e pode ser que faça alguem abrir os olhos!
;)

Anónimo disse...

eeeeeeee xau! o mail ainda anda por aí, recebi-o hoje lol

Anónimo disse...

Interessante interpretação deste email. Concordo com a interpretação mas então e o resto do mail? Racista!? Se me disseres que os assaltos não aumentaram desde que estes senhores entraram no nosso país, então somos racistas.
Parece-me que quem fala assim, deixa a guerra para os outros.

Anónimo disse...

Quanto a este ALERTA, não acredito em quase nada. Pois, apesar de muita coisa acontecer por este Portugal fora, acredito mais, na perigosidade do desespero, dos filhos (meninos de bem, habituados a todas as mordomias) de algumas centenas de portugueses, desempregados, que se vêm privados de manter os vícios dos filhos, do que da meia dúzia de casos (por Coimbra não conheço nenhum) encetados por emigrantes de qualquer ponto do mundo.

Olha, olha a nossa comunicação social... (onde um "pintelho" ganha a dimensão de uma tromba de elefante!) e não se sabe de nada????

nã... na história de Coimbra não acredito!

Andreia disse...

sim é verdade que o email ainda circula...
mas o que mais me espanta é que pessoas que eu julgava que tinha bom senso o continuam a reencaminhar, sem antes confirmarem a veracidade dos factos.
quando pensam estar a contribuir para o bem estar da sociedade só continuam a alimentar o xénofobismo.
haja paciencia

Anónimo disse...

É verade que dura... Ainda hoje o recebi!

Anónimo disse...

Boa tarde, este site apareceu-me no google na pesquisa pelo "Tenente ..." estamos em Março de 2011 e recebi agora este email... Ainda ontem ouvi no debate "Prós e Contras" que as rede sociais e as novas tecnologias "amplificam fenomenos comuns " esperemos que a xenofobia não comece a ser amplificada neste nosso "pequeno" pais....