quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Viagens na minha terra


Ja andava para falar nisto há algum tempo, mas acabei por ir deixando passar. Todavia, dei comigo a ver televisão, na esperança que essa fosse a forma mais fácil de fazer a digestão para poder voltar à praia, e comecei então a ver a Volta a Portugal em Bicicleta.
Já o Tour de France me tinha sugerido esta ideia de que o ciclismo é definitivamente o Desporto Rei, mas agora, que sinto o mesmo calor daqueles homens, reforça-se esse pensamento e não acredito que haja mais sacrificante missão que pedalar horas e horas debaixo de um sol infernal, de um calor demoníaco, subindo montanhas que se tornam grotescas a cada pedalada.

É hora de se ser justo e deixar aqui neste nosso canto uma homenagem merecida a estes homens que, como dizia Camões, «em perigos e guerras esforçados, mais do que promitia a força humana, entre gente remota edificaram, novo reino que tanto sublimaram». Dando corpo a esta homenagem aqui fica a imagem de um homem que deu muito por um desporto extremamente doloroso e que e ainda hoje um símbolo, uma marca - Joaquim Agostinho.

3 comentários:

GRaNel disse...

è sem dúvida, uma missão herculea palmilhar tantos e tantos quilometros, debaixo de um calor abrasador e transpôr enormes montanhas. E nessa medida, todos os cicistas merecem o nosso aplauso e a nossa admiração. Pena que a necessidade de se superarem a si próprios, e o dito desporto de competição, tenham enveradado pelo pior dos caminhos - doping.

Um abraço a todos e força Cândido.

Vitor Elyseu disse...

o jorge é um grande dinamizador do nosso blog e também um divulgador da nossa terra e da nossa gente é português e ainda bem que assim é.Em Vila da Feira o ciclismo é um desporto que nasce com as pessoas e a paixão pelas bicicletas é enorme,quando eramos miúdos-até aos catorze quinze anos faziamos a volta a Portugal com as equipas de ciclismo com a lousa-trinaranjus-coimbrões-fagor,mako jeans,bombarralense,FCP,coelima e outras tantas masa em caricas nas matas e nas estradas ao pé do castelo ancestral da Vila da Feira.Posto isto e as caricas foram uma grande paixão minha e dos meus amigos feirenses,tento nunca perder um final de etapa.boas férias para todos e bem vindo a Portugal Rui Spranger.

Rui Spranger disse...

Estava em Franva durante o Tour e contaram-me a historia do dopping. Por eu ser portugues, falaram-me do saudoso Joaquim Agostinho. Eles tambem nao se esqueceram dele.
Obrigado, Vitor, pelas boas vindas. Espero que estejas na quarta-feira a minha espera no aeroporto. (Estou a brincar). Um abraco a todos!