Imaginem o seguinte cenário: uma cave familiar, uma mala conspícua tanto pela iluminação deliberada como pela ausência de mais elementos de destaque, e uns quantos lugares ocupados por futuras vítimas de uma caixa de madeira. Assim começava a reunião de 28 de fevereiro de 2024 do Clube dos Pinguins.
O Hugo, para nos falar e mostrar a sua paixão por enigmas, fê-lo de uma forma bastante fiel à forma, enchendo-nos de mistérios por resolver. O que é que estaria na mala? Porquê que ele acabou de fechar a porta com um aloquete? Será que nos vai obrigar a fazer sudokus a noite inteira? Depois de uma breve introdução à origem da sua paixão, que traz consigo desde os tempos de infância em que servia de Mestre dos Enigmas para a sua irmã, e de nos presentear com alguns puzzles, livros, e jogos que lhe vão saciando a fome de se provar a si mesmo como capaz de desmontar qualquer incógnita, o Hugo propôs o desafio que iria responder a todas as perguntas previamente feitas: iríamos fazer um Escape Room na cave do Pinguim.
As regras eram simples. Em primeiro, não se podia partir nada. E era isso, tudo o resto seria deixado ao nosso critério, desde que cuidássemos dos objetos e do espaço, sem desmontar, partir, arrancar, ou desmantelar nenhum objeto, por muito que a frustração fosse crescendo. Numa tentativa de sumarizar os 45 minutos que demoramos a resolver este puzzle meticuloso e bem planeado, segue-se uma breve descrição do processo, em termos mais ou menos compreensíveis para quem não lá esteve.
1) Foi-nos lido um texto com pistas importantes que foram esquecidas nem 5 segundos após a Olga ter terminado de o ler;
2) A mala continha mais malas, três no total, cada uma com mais pistas ou objetos necessários para a nossa liberdade;
3) As paixões de sessões anteriores foram usadas contra nós, tanto é que a solução final envolvia a palavra GIN (e não GHN, ao contrário do que pensávamos inicialmente);
4) A música/sons de fundo utilizados oscilavam entre gritos de mulheres em pré-assassinato, gatos/crianças a berrar, vozes angélicas, e ruídos industriais;
5) Apenas UM objeto foi partido em toda esta aventura, o que significa que mesmo só havendo uma regra não fomos capazes de a cumprir;
6) O objeto partido estava a pedi-las – uma caixa de madeira cuja solução era incrivelmente simples, algo que os nossos cérebros, condicionados à complexidade devido ao restante jogo, falharam em compreender;
7) Uma lanterna UV e algumas letras espalhadas pela cave, soletrando a palavra que nos deu a liberdade, por muito que alguns elementos tivessem tentado remover o aloquete por via do som e da coloquial fézada;
8)
Terminamos antes do tempo, para surpresa de
todos, sobretudo depois do tempo perdido com o objeto envolvido nas alíneas 6)
e 7).
E assim terminava o nosso escape room, com algumas pessoas a ficarem convertidas a esse mundo de intrigas, puzzles, e desconfianças sobre todos os cantos e recantos das salas envolvidas. Não haverá melhor recompensa para um apaixonado do que ter conseguido plantar nos outros a sua própria paixão, e diria que o Hugo foi bem sucedido nesse objetivo. Nem que não o tivesse sido, a oportunidade de ter visto tanta gente presa na maléfica e demoníaca caixa de madeira, que ele próprio revelou ter-lhe dado muitas dores de cabeça quando a recebeu, certamente lhe trouxe algum ânimo, por saber que não estava sozinho na sua luta contra os paralelepípedos.
Assim termino, com um obrigado ao Hugo por todo o planeamento, à Olga pela sua participação enquanto fotógrafa e narradora, e aos restantes, sem os quais nada disto se teria proporcionado.
1 comentário:
Não sei se me diverti mais durante o jogo ou enquanto lia o teu texto. Obrigada João!
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