domingo, 14 de junho de 2020

Viagem grátis à Escócia! Não percam!


No passado dia 3 de Junho, a Marta levou-nos a todos de boleia a uma viagem à Escócia, sem termos de sair do sofá, devidamente instalados na nossa casa, através da plataforma Zoom. O Daniel desta vez entregou o volante à Marta e fez ele próprio de pendura neste périplo de 18 dias por terras de William Wallace, que retrata a viagem low-cost que eles fizeram, juntamente com outro casal em 2018.

Apaixonado que era, na altura da minha adolescência, por uma série passada precisamente nas Terras Altas (High Lands) da Escócia, intitulada "Os Imortais" (Highlander), com o famoso Duncan Macleod que decapitava cabeças com a sua espada de ferro, sempre sonhei em visitar esse país, embora nunca tivesse surgido a ocasião. Foi assim, nesta noite de Clube dos Pinguins que tive oportunidade, juntamente com o resto do bando, de estar quase com um pé no monte Old Man of Storr na ilha de Skye, de ficar encharcado dos pés à cabeça devido ao nevoeiro espesso, de me imaginar a percorrer os 3.200 kms pelas estradas sinuosas, para ir ver muralhas/ruínas do que outrora foram castelos, de me sentir assoberbado por todo o verde e pela grandiosidade das formações rochosas que nos fazem chorar e sentir do tamanho de uma ervilha, de sentir o cheiro das comidas locais e dos pubs, onde se encontra sempre um português, enfim, de ter conseguido ficar a pensar: porque raio não fui eu à Escócia ainda?

A Marta, fervorosa adepta deste país do Reino Unido (até ver...) revive também ela a história e os locais paradisíacos, através dos livros e da série Outlander que agora depois dos inúmeros e rasgados elogios, vou começar a seguir no Netflix. E recomendo que o façam também!

Ficou também já prometida uma visita de estudo dos Pinguins à Escócia (com o Daniel como guia), de preferência em Agosto para podermos passar também em Edinburgo para assistir ao Fringe Festival, o maior festival de artes performativas do mundo, que durante um mês inteiro acontece por toda a cidade, pelas ruas e pelos bares.

Não consigo fazer jus à excelente apresentação imersiva da Marta (e do Daniel à boleia), mas posso dizer que ficámos todos apaixonados pelas gentes da Escócia, pela sua História, pelas paisagens cinematográficas, pela magnificiência da arquitectura, pelos finais de dia absolutamente fascinantes... enfim, por todos os detalhes que partilharam e que realmente nos conseguiram transportar para lá.

Obrigado Marta (e Daniel)!

Sem comentários: