domingo, 4 de fevereiro de 2024

O "Passeur"

Na passada quarta-feira, dia 24 de Janeiro, fez-se juz ao objetivo do Clube dos Pinguins: partilhar! 

O Rui Spranger começou por partilhar connosco a saudade de Paris, da sua vivência nos bairros boémios da capital francesa, locais que mais tarde viu retratados nos livros de Daniel Pennac e que partilhou connosco, aliás como este escritor dizia na sua entrevista:  "o que nós sabemos não nos pertence [...] um dos nossos motivos de estar sobre a terra é ser passeur e partilhar o que sabemos". 



E foi com tal paixão que o Rui falou sobre os livros  de Daniel Pennac, que tive imediatamente de encomendar os três livros recomendados ("O Paraíso dos Papões", "A Fada Carabina", "O Senhor Malaussène") e que até já os comecei a ler. Depois quando acabar posso emprestá-los. 😅


Mas a sessão guardava para o final mais uma partilha fantástica, um filme sobre uma história verídica de que o Rui tomou conhecimento quando ainda morava em Paris, sobre um homem paralisado que escreveu um livro somente com o seu piscar de olhos (ou, neste caso, de olho). O filme "O Escafandro e a Borboleta" prendeu-nos nas cadeiras do princípio ao fim, sem intervalo, deixando-nos com uma lição de vida e exemplo, de que nada é impossível quando queremos muito alguma coisa.


É por estas e por outras que venho ao Clube... há sempre alguma coisa que se aprende e se leva destas sessões.


Obrigado ao Passeur!

Sem comentários: