quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Os Normais

Desde miúdos que nos interrogamos sobre o conceito de normalidade. O que é, então, ser normal?
Na adolescência, por exemplo, achamos que tudo o que fazemos na nossa intimidade é fora do normal, que só nós é que coisa e tal e que os outros não saem por aí soltando pipa. O adolescente acha sempre que só em sua casa é que se passam certas coisas que o podem envergonhar perante os outros.
Quando crescemos percebemos que é tudo normal, que os outros são tão normais como nós. Percebemos que somos todos humanos e que todos temos os mesmos meios que os outros para viver como humanos (dentro da nossa sociedade ocidentalizada, claro). Em todos os casais, por exemplo, existe um Rui e uma Vani, existem as mesmas discussões, os mesmos problemas, praticamente as mesmas intimidades.
Esse grande povo que é o Brasileiro ensina-nos isso de várias formas, com a sua descontracção, principalmente. O Filinto mostrou-nos isso na última sessão com a série brasileira Os Normais.
Centrada num casal normal, a série cómica segue apenas um tema por episódio mantendo toda a estrutura normal. A vida deste casal é perfeitamente normal. Vivem numa casa normal. Têm problemas normais no relacionamento. Vivem numa cidade normal, com uma praia normal, com amigos e ideias normais que procuram as mesmas coisas e se debatem com os mesmo dilemas normais de todos os normais.
Criada pela Rede Globo em 2001, a série esteve em exibição até 2003 todas as sextas-feiras. Houve uma altura em que estiveram á quarta-feira, mas foi pouco tempo. Trouxeram até uma t-shirt a dizer «Fui à Quarta e regressei vivo!». Os textos são de Alexandre Machado e de Fernanda Young sendo que é a esta senhora que se deve o mérito do livro.
Na minha opinião de normal todos os temas abordados na série e a forma como são abordados poderiam ser temas de stand-up e talvez seja por isso que o Filinto trouxe esta paixão - já é normal ele trazer paixões para nos fazer rir.

4 comentários:

Aguia disse...

Bem fabuloso.... do melhor que há.. Fil meus parabens, sempre tive a impress~~ao que eras assim um rapaz com bom gosto, e agora não tenho duvias :)

Adorei.. estou a casar o filme, ainda vai em 3 % mas...... daqui a anda já o tenho

Parbens ao senhor doutor jorge, exelente post :) muito muito bom, como sempre....

viva os normais e viva o rio ( de janeiro claro)

Rui Spranger disse...

Após uma ausência prolongada, não poderia ter regressado á cave de melhor maneira. Ainda há pouco me ria de um dos episódios de "Os Normais". Para mim foi uma excelente surpresa pois nunca tinha sequer ouvido falar (Santa Ignorância)e não contava que algum dia o Filinto trouxesse a uma sessão um formato televisivo. Excelente!

Vou estar de novo ausente por uns tempos, mas aqui virei para lêr posts tão bons como este e me manter informado das perdas incalculáveis que vou ter por não descer à cave nas terças-feiras.

GRaNel disse...

E escrever mais devagar Águia? Não?

A sessão apresentou-nos duas personagens nada normais. Ou pelo menos, o despudor com que falam sobre situações normais é mais do que anormal. Mas vale bem a pena...

Obrigado Fil. Quantoao post, sofrível mas vindo de quem vem já é um esforço. lol

Rui Vieira disse...

Sei que não é normal comentar tanto tempo após o post. Mas como tenho uma vida normal, é normal que só agora o faça.
Infelizmente desconheço a série, mas a julgar pelo post e pelo bom gosto do Filinto, tenho de estar mais atento ao que se faz pelo Brasil.