quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Uma noite M&M (de Mágica e Memorável)

Arrisco-me a dizer que foi, provavelmente, a melhor noite a que o Clube dos Pinguins já assistiu. E incrivelmente, só estavam cerca de meia dúzia de "pinguins", uma vez que o resto da plateia havia sido angariada pelo apresentador da sessão: Hugo Valter Moutinho.

Levo também esta sessão dos pinguins na memória, por ser algo que eu desejava (tantas vezes insisti eu com o Hugo Valter!!), mas nunca pensei que ele tivesse a coragem de convidar o pai a vir ao clube imitar o "Guarda Xerôdio" dos Amigos de Gaspar e contar como era estar sempre a levar coça da sogra na célebre série dos Andrades.

E posso assegurar que foi ainda melhor do que eu alguma vez imaginei!! 

O pai do Hugo Valter, aka M&M, Mário Moutinho, é um conversador nato e fez da noite do Clube dos Pinguins uma das mais longas, divertidas e interessantes de que há memória. Numa espécie de "stand-up" improvisado, contou-nos as peripécias da sua longa carreira de actor, desde os tempos de teatro, colaborando em inúmeras companhias, passando pelo Teatro de Marionetas do Porto,  pela TV (A Árvore dos Patafúrdios, Amigos de Gaspar, Andrades, etc) , e pelo cinema (Cinco Dias, Cinco Noites, de José Fonseca e Costa, Viagem ao Princípio do Mundo, de Manoel de Oliveira, Jaime de António-Pedro Vasconcelos). Não foi à toa, portanto, que Mário Moutinho chegou a presidente e director artístico do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), onde desempenha actualmente as suas funções. 


A noite passou a voar e prolongou-se muito para além da hora habitual de fecho das sessões pinguinas, mas posso dizer que valeu bem a pena para conhecer esta faceta do actor Mário Moutinho: um autêntico One-Man Show.

Sem comentários: