terça-feira, 19 de outubro de 2010

O mérito de uma paixão que desencadeou um debate apaixonado…

Quinta-feira, 14 de Outubro de 2010


O André tem uma paixão, que à partida parecia ser por brincos, mas que, tal como a Lisa referiu logo no início, eram brincos com aspecto de “dupla hélice do ADN”.
E assim era desvendado o segredo do “teaser”: o tema era a genética, aquela que não se aprende nos bancos da escola. E numa noite absolutamente alucinante, o André tocou em diversos temas ligados à genética.

Sendo certo que todos os presentes sabiam que cada ser humano é o resultado da mistura de genes dos nossos pais, o André começou por falar-nos da ovelha Dolly, de que todos ouvíramos falar algum dia, sem saber que a Dolly foi o único resultado conseguido de 276 tentativas para ser obtido um animal clonado viável. Depois de nos ter explicado de forma simples o complicado processo de clonagem e após longa interrupção, pois cada um dos presentes tinha uma opinião diferente no que respeita à clonagem de seres humanos, o André ainda teve fôlego para defender que apesar dos boatos, talvez a tal ovelha tenha morrido apenas porque chegara a hora dela, como chegou para tantas outras ovelhas do seu rebanho.

E é então que o André nos surpreende pela primeira vez naquela noite: afinal, a árvore genealógica não é como todos imaginámos!!! De facto, esta árvore que faz de todos nós parentes uns dos outros, não cresceu apenas na vertical, teve períodos em que cresceu na horizontal (vejam o vídeo da apresentação aí em baixo). Reparem no caso da mitocôndria, aquele descendente de bactéria que agora mora nas nossas celulazinhas…as do coração, as do sistema nervoso, as dos músculos!!

Epigenética: nova surpresa. Que raio é isso (?),pensámos nós. E o André, mais uma vez, tal qual professor paciente, explica.
Em termos simples, a epigenética estuda os efeitos do nosso comportamento nos genes que passamos aos nossos descendentes.
Ou seja (exemplo do professor de serviço), numa experiência em que galinhas sujeitas à desregulação do relógio biológico tiveram mais dificuldade em decorar o caminho até ao milho, ficou provado que os filhos dessas galinhas, apesar de criados num ambiente absolutamente normal, sentiram as mesmas dificuldades!!! Assim, meus caros, se quiserem parir geniozinhos, não se fiem apenas na genética e toca a dar-lhe nos estudos!! Se quiserem um futebolista que vos sustente, o melhor é dar uns toques na bola!!

Evolução Convergente (sim no Clube utilizam-se expressões altamente cientificas!!). Trata-se do processo de adaptação dos seres vivos a determinadas condições ambientais de forma a que seres de origens ou linhagens distintas apresentem características similares em função das exigências de adaptação ao meio ambiente, como por exemplo, os abutres americanos e os abutres europeus.

Estávamos perto de partir a louça toda (eu que o diga…sorry Pires!), porque assim que a palavra TRANSGÉNICOS foi proferida, a cave quase pegava fogo!!
O André, ciente da sua paixão, apresentou-nos, a custo (porque nenhum de nós parecia querer ouvir), os prós dos transgénicos. E no fim, fica a sensação de que o grande problema dos transgénicos é a política que os regula.

Mas para acalmar as hostes, o Stôr tinha uma na manga: a des-extinção!!! Parque Jurássico? Não. Apenas uma experiência recentemente levada a cabo no país vizinho, em que se conseguiu, ainda que por apenas alguns segundos (pereceu devido a problemas pulmonares), trazer à vida uma cabra dos Alpes, extinta em 2000.

Ficámos também a saber que o quimerismo é o responsável pela existência de hermafroditas. Na mitologia grega, a quimera representa um ser constituído por partes de diferentes animais. Hoje, em biologia, o termo é empregado para descrever indivíduos formados a partir da fusão de células de pelo menos dois embriões diferentes.

O apaixonado de serviço falou-nos ainda das bases de dados genéticas e do mapa genético da Europa (reparem, no vídeo, quão espanhóis e italianos nós somos!!).

Para terminar a memorável noite da genética, o André desvendou uma curiosidade absolutamente deliciosa: o “ Creation Museum”, nos EUA. Afinal, Deus criou o mundo, não houve evolução, já todos nascemos assim e a árvore genealógica é afinal “um mastro”!!! Os dinossauros eram pequenos, de forma a poderem caber na arca do Noé e não existiam animais carnívoros.
Pois… e os muçulmanos radicais é que têm problemas!!

Nunca na história da presente edição do Clube dos Pinguins uma paixão desencadeou tanta participação, tanta vontade de exprimir opiniões, nem tanta discussão.
É isto que acontece quando uma paixão gera polémica e é tão bem defendida por quem a apresenta.
André: mal podemos esperar pela tua próxima sessão!!!


4 comentários:

Aguia disse...

Começo o meu comentário a dizer. André MUITO BEM.. foi uma sessão deliciosa, a melhor que ja vi no pinguim... peço desculpas a todas as outras... mas de facto... fiquei hipnotizado pelas palavras do André e pela sua sessão.

É um tema que tambem gosto imenso. e o senhor professor ensinou-me mais coisitas. Dou-te 20 valores ( e o ruido inicial nao estragou a sessão).

Senhora postadora... muito muito bom o post... muito descritivo. adorei... É daqueles post´s que vão ficar no arquivo de informação das interweb´s, pois quando tiver duvidas sobre esta tematica venho aqui, para as tirar...

Alem do facto de eu ter soltado uma gargalhadas "Estávamos perto de partir a louça toda (eu que o diga…sorry Pires!)"... Nunca mais levas cerveja lá para baixo..

Beijinhos e abraços.. e estou com pica para amanha...

Aguia disse...

E ja agora... Boa ideia pores o powerpoint

Hugo Pereira disse...

Fo, de facto, uma sessão brilhante!!

Um tema interessante, polémico e muito bem apresentado. Haveria pano para mangas, se tivesse havido tempo e oportunidade de fazermos uma tertúlia a seguir. O problema foi mesmo do ruído agudo de fundo...

Parabéns pela sessão, André! E parabéns à autora do post, que a descreveu na perfeição.

André Rodrigues disse...

Ok, até estou embaraçado... Só posso agradecer... E tenho de elogiar a Olga que fez um post verdadeiramente excelente, com a apresentação incluída e tudo! Obrigado a todos!