sexta-feira, 11 de maio de 2012

HISTÓRIA DO SÁBIO FECHADO NA SUA BIBLIOTECA

Era uma vez um Sábio que tinha lido todos os livros e sabia tudo. Nada do que existia, e mesmo do que não existia, tinha para si segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo. Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Como sabia todas as coisas e não tinha nada para saber e conhecer, a sua vida era muito triste e desinteressante. Era uma vida sem espanto…

O Rui Spranger apresentou-nos uma das suas maiores paixões, promovendo uma sessão extra da peça "História do Sábio Fechado na sua Biblioteca", exclusiva para o Clube dos Pinguins, amigos e conhecidos (que grande nível!! ahah).

Com texto de Manuel António Pina, encenação de João Luiz e brilhante interpretação de Rui Spranger, a peça deixou-nos a todos colados do início ao fim, quer pela história interessante e ambígua que conta, quer pela quantidade de personagens e vozes em que o Rui se tem de desmultiplicar. Um verdadeiro "one-man show", vos garanto!!

Embora destinada a um público mais jovem (M/6 anos), a história leva-nos numa viagem esquizofrénica à mente do sábio e ao confronto dele com o saber dos livros, com as experiências da vida e com a própria morte. O Rui disse-nos depois que o texto tinha sido escrito por Manuel António Pina, enquanto estava internado no hospital e quicá, a delirar. Ainda bem, porque resultou num texto excelente!!

No final, tivemos a oportunidade de estar numa conversa animada com o ator e com o encenador, acerca das ambiguidades na interpretação do texto e das mensagens que a própria peça transmite, seguindo depois para o nosso local "sagrado" eheh.

E lá então, pudemos ser sábios por uns instantes, fechados no nosso Pinguim a desgustar umas belas dumas cervejas.


Já agora, ficam aqui as próximas sessões, para quem não teve oportunidade de assistir:
Sábado, dia 12, às 16h00 e às 21h30
Domingo, dia 13, às 16h00

Contactos:
Teatro da Vilarinha
Rua da Vilarinha, 1386
Tel: 226108924

Sem comentários: