quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"the universe is wider than our views of it" (Thoreau)

Depois de uma série de sessões dedicadas aos jogos, aos filmes e à música, o Vasco desceu à cave para nos falar de filosofia. Para nos falar de política. Para nos falar de ecologia e de poesia. Para nos falar do universo e dizer-nos “the universe is wider than our views of it”.
Thoreau, aquele poeta de que a maioria de nós ouviu falar, pela primeira vez, no “Clube dos Poetas Mortos” , foi a paixão da noite.

Henry David Thoreau (12/07/1817 — 06/05/1862), nascido nos Estados Unidos da América, foi autor, poeta, naturalista, activista, historiador, filósofo, abolicionista e transcendentalista.
Pois é caros Pinguins ambientalistas: Thoreau, no Séc. IXX, preocupava-se com os efeitos do progresso e da mão do homem na natureza. É a ele que se atribui a frase "Eu não tenho dúvidas que é parte do destino da raça humana, na sua evolução gradual, parar de comer animais”.
São muitos os livros, ensaios, artigos, e poesias de Thoreau e entre as suas contribuições mais influentes encontram-se estudos sobre história natural e filosofia, onde ele antecipou as preocupações da ecologia.

Thoreau influenciou filósofos e activistas como Tolstói, Gandhi, e Martin Luther King, Jr.

O seu livro mais conhecido é Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, um manifesto contra a civilização industrial, onde Thoreau propõe o regresso à vida mais simples.
Através da sua própria experiência, que durou dois anos, dois meses e dois dias, Thoreau provou que uma vida simples e humilde é viável em termos financeiros. Walden tornou-se um dos livros mais célebres do autor e é uma referência tanto para a Ecologia, como para o movimento hippie.
O Vasco, prevendo que uma só sessão seria insuficiente para nos apercebermos do génio de Thoreau, trouxe-nos uma peça de teatro que retrata os últimos dois dias do autor nos bosques, enquanto escrevia “Walden” (em português, “A Vida nos Bosques”) e da qual deixo aqui um excerto:



Mas Thoreau não se ficou pela ecologia e pela filosofia, é um autor a descobrir! Uma vez que o post já vai longo, fiquem apenas com este pensamento, extremamente actual, como muito daquilo que escreveu: Quando me aparece um governo que me diz: O teu dinheiro ou a tua vida, porque hei-de eu ter pressa em lhe entregar o dinheiro? É possível que ele fique apertado, sem saber o que fazer. Eu é que não posso ajudá-lo." Henry David Thoreau in Desobediência Civil.
Vasco, o bando dos Pinguins agradece.

1 comentário:

Hugo Pereira disse...

Realmente agradecemos ao Vasco por nos ter trazido um tema tão interessante quanto este!!

A sessão é que foi demasiado curta, porque muito haveria para dizer e tertular :D

Boa sessão e excelente post a condizer (embora eu seja suspeito) eheh