domingo, 3 de abril de 2011


Say CHEESE!


Nesta sessão o André esmiuçou a fotografia e as máquinas fotográficas a técnica fotográfica, e a pós-produção em fotografia no laboratório até à última gota. A sessão teve como tema de abertura a lomografia …num tipo de fotografia regida pela ausência de regras e de tecnicíssimos, é uma fotografia espontânea…criativa. Fica aqui a Info: que é possível alugar uma máquina LOMO na embaixada da lomografia do Porto na Rua do Almada 542. E ficam duas fotos do meu verão LOMO 2010, a primeira com a máquina Fish Eye e a segunda com a máquina LOMO9, maquina alugadas na embaixada do Porto.


Mas a animada sessão do André não se ficou pela Lomografia, de seguida passamos as tecnicíssimos. Começamos pelos formatos em que se pode guardar as fotos e formam discutidos os prós e contras do popular formato JPEG e do não tão popular formato RAW. Claro que o André não podia deixar de decifrar os inúmeros códigos gravados nas objectivas máquinas fotográficas, e que aparecem no software e explicar a funcionalidade/utilidade de cada um. Discutiu-se o que era o “shutter”, o “ISO” e a “APERTURE”, falamos de lentes com mais ou menos “mm” , distancias focais, velocidade de obturação, HDR, “simple contrast reduction” “local tone mapping” e até tivemos demonstrações de “foto stitch” e “fill content aware” com a eliminação de uma personagem que inconvenientemente estava a obstruir a linda paisagem de sombras e passeio de cimento!.


E no fim para fechar em grande vimos parte da obra de alguns fotógrafos mais marcantes nesta dita “6ª Arte”. Mas não posso deixar de dizer que foi uma sessão muito animada cheia de intervenções e discussões…e que se alongou pela noite dentro como uma fotografia panorâmica. Os meus parabéns ao André que pelos vistos organiza sempre sessões animadas e participadas.!


No entanto, não posso deixar de dizer que foi Irónico ser Eu a escrever este post…visto que devo ser a única pessoa que não tem uma máquina fotográfica!

5 comentários:

Aguia disse...

Para quem não tem uma maquina fotográfica, tiras-te uma excelente fotografia panorâmica da sessão.

Realmente um excelente post, um pouco ao teu estilo…. Com vontade de explicar e ser explicado… Muitos muitos parabéns...

André Rodrigues disse...

Muito fixe o post! E se não tens máquina, já estás mais elucidada se decidires comprar uma, apesar de algumas minhas gaffes ;) A apresentação e as fotos também estão online... para mais tarde recordar :)

Multimédi@ disse...

Parabéns ao André pela excelente sessão!

Hugo Pereira disse...

Mais uma excelente sessão com um post a condizer!!

Realmente, aprendi bastante nesta sessão e deu para ver que é um assunto polémico, que vários "entendidos" em fotografia não se entendiam quanto aos termos e à aplicação dos tamanhos das lentes versus distâncias focais. eeheh

Agora, o que não posso perdoar é o André ter estragado uma OBRA DE ARTE, ao eliminar a personagem que estava obviamente a ser o elemento fulcral da fotografia.

Comecem a eliminar elementos, comecem... e vão acabar com um quadro com um só risco preto.

E depois só vos resta ir a Serralves fazer uma exposição. :D

David X disse...

Lembro-me que nesta sessão se discutiu o que é arte. Alguém mencionou algo semelhante a isto.

http://aeiou.visao.pt/jovem-suicida-se-em-palco-e-e-aplaudido=f599235

Hoje em dia demasiados conceitos se misturam e talvez seja isso mesmo a arte. Uma misturada de nadas e de tudos.