quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Motion Graphics


O Águia deu-nos o prazer de nos presentear com uma sessão dupla!! Sobre quê?? Sobre a sua grande paixão: Motion Graphics! Aquela tecnologia que tanto agradou os pinguins nas sessões anteriores do Águia.
Na primeira sessão (11 de Novembro) foi-nos apresentado o conceito, percebemos que a publicidade televisiva, os separadores e até os genéricos dos programas são quase todos construídos ou eleborados com Motion Graphics (não só, mas também). Vimos e debatemos os vários exemplos que o Águia nos proporcionou, com alguma incredibilidade de alguns pinguins presentes menos habituados a estas andanças.
Falou-se ainda nos programas principais usados, bem como os seus recursos e a curiosidade foi tanta que o Águia resolveu prolongar a sessão para a semana seguinte, podendo assim passar a exemplos práticos.
Na semana seguinte (18 de Novembro), apesar da pouca afluência pinguinense, a noite foi animada, curiosa (às vezes quase ao milímetro) e o Águia mostrou-se um verdadeiro mestre na arte de domínio de Motion Graphics. Utilizando o Maya e, principalmente, o After Effects em poucos minutos criou uma pequena animação em homenagem ao Clube. Animação essa para a qual o computador demorou quase o triplo do tempo para processar toda a informação. É caso para se dizer que o Águia é mais rápido que o seu próprio processador!!
No final ficamos todos a perceber as grandes capacidades e vantagens do Motion Graphics, assim como o tempo que demora, depois, todo o processamento final.
Fui uma sessão intensa e apaixonada. O Águia está mais uma vez de parabéns!

1 comentário:

Hugo Pereira disse...

Com muita pena minha não pude estar na 2ª sessão do Águia, a qual, como prometido, iria ser de facto bastante mais interactiva.

Gostei particularmente de descobrir que muito do que se vê na TV ("logotipos" dinâmicos dos canais, barras de informação, fichas técnicas, etc, etc) é executado no Motion Graphics e a maneira "fácil" de pôr em prática as ideias criativas dos seus autores... porque tudo vive afinal da criatividade.

Muitos parabéns ao Águia pela(s) sessão(ões) e ao Hugo pela descrição. É bom saber o que se passa na cave pinguina, mesmo quando nos é impossível comparecer.

Abraços e até quinta!