21 Março -Equinócio- a noite iguala o dia,até Junho a luminosidade sobrepõem-se à treva,os espíritos estão mais criativos e férteis,as flores anunciam novas cores no horizonte.
Dia Mundial:
-Da Árvore
-Da Poesia
-Do Sono
-354º aniversário do nascimento de Bach(informação do Ricardo Fonseca)
Preliminares:leitura de poemas
1ª leitura-Rui Spranger,"Adeus"-Eugénio de Andrade
2ª leitura-Jorge Carvalho,"Liberdade"-Fernado Pessoa
3ªleitura-Jorge Carvalho,"Abismo"-Fernando Pessoa
4ªleitura-Jorge Carvalho,"Horizonte"-Fernando Pessoa
5ªleitura-Jorge Carvalho,"Guardador de rebanhos"-Alberto Caeiro
6ªleitura-Rui Spranger,"Asa presa"-Ana Rita Calmeiro
7ªleitura-Rui Sranger,Sem título"deixo sempre um segundo de amor na tua mesinha de cabeceira"-Miguel Barbosa
8ªleitura-Rui Spranger,"Adeus português"-Alexandre O'Neill
INTRODUÇÃO:"Balada aos peixes".
Os peixes são melhor tratados com música que com palavras,ao contrário do Padre António Vieira,Miguel Ângelo,o pinguim não o pintor,gosta de musicar os sermões.Embora sem música,pelo menos audível,aqui fica a sintese.
Objectivo:
1-Demonstrar o que representa a pesca para o nosso amigo Miguel Ângelo
2-Despertar nos outros o desejo pela actividade e transmissão de algum conhecimento.
(palavras do próprio)
1º Andamento:
PESCA DESPORTIVA À LINHA
Água doce(rio) Água salgada(mar)
tipo de cana
flexivel rígida
isco
morcão bicha
espécies
pimpão robalo
carpa faneca
safio cavala
dourada
solha
rodovalho
2º Andamento:
HISTÓRIAS DE PESCA
Destaco aquela que me pareceu mais conotada com a dimensão e importância da paixão no Miguel Ângelo.Foi nem mais nem menos que a sua primeira grande pescaria-três amigos ,três canas de pesca,dois ausentam-se por momentos e o espectáculo acontece,pica o primeiro peixe e o Miguel ângelo precipita-se sobre a cana e desastrado como ele se reconhece ensarilha a cana mas captura o primeiro exemplar,ainda não refeito da empreitada o guiso chama de novo e seguidamente as três canas em alvoroço e o peixe a dar.Quando os dois amigos regressam já contava com oito peixes na cesta...
Segue-se um periodo de carência de três longos anos em virtude de estadia em França onde o mar não existe senão como uma lembrança adormecida.
No regresso a Portugal,a sós com o rio e no mítico paredão da primeira grande pescaria havia de capturar uma carpa de dois kg.
Uma história banal não fora a forma apaixonada como o Miguel Ângelo a apresentou,esclarecendo,pelo menos no meu espírito,a virtude da sua paixão.
3ºAndamento:
DESAFIO:EMPATAR O ANZOL
Até parece o título de uma canção!
Não haveria de acabar a sessão sem que nos fosse oferecida a oportunidade de saborear o toque nos instrumentos e utensílios necessários ao bom desempenho do exercicio proposto-a pesca.
Aprendemos um pouco sobre:
-A cana
-O carreto
-O tenso
composto por:
- Linha
- Anzol:
-mosca(à superfície)
-rapala(águas mais profundas)
-O guiso(serve de alarme)
-O very light(destina-se à pesca nocturna à bóia)
Nota:a limpeza do material faz-se com água doce
Quanto ao desafio lançado é de valorizar que nenhum dos intervenientes no exercício se deixou picar pelos anzois ou impressionar com os iscos que realmente não eram bonitos.
4º Andamento:
A ENTREVISTA
Vitor Elyseu-Porquê a paixão e quando?
Miguel Ângelo- Aos nove anos,tardes de pescaria,despertou-me os sentidos a tranquilidade das águas,a proximidade do mar,os silêncios e os murmúrios do mar.
VE-O que pescas essencialmente?
MA-Pouco peixe,procuro outros alvos.
VE-Não pescas sózinho...
MA-Normalmente não.
VE-Corre melhor acompanhado?
MA-Sim,o importante é a sensação despertada à volta do rio.
VE-Vais ensinar o teu filho a pescar?
MA-Sem dúvida.
VE-Porquê?
MA-Para passar a ideia de companheirismo,de família,saudavelmente de forma prática.
VE-A ausência do acto de pescar interfere contigo?
MA-Não a pesca em si mas o fim que procuro na pesca,torna-se uma dependência.
VE-pode considerar-se um vício?
MA-Sim,um grande vício.
NOTA FINAL:
Acredito que a pescaria de ontem à noite no pinguimcafé foi de outro sentido,o Miguel Ângelo reforçou uma convicção que partilho que assenta na oportunidade de se conversar e expôr os assuntos de forma clara e leve como uma brincadeira de crianças,uma abordagem distinta,o que é de louvar.
7 comentários:
Excelente sessão que tenho muita pena de ter perdido, mas sei que o Miguel prepara uma segunda.
Muitos parabéns ao Vitor pelo criterioso resumo que fez da sessão. Tá contratado!
Fico muito contente por verificar que de semana para semana todos começam a perceber com toda a clareza o que é, de facto, uma partilha de paixões.
Um grande abraço e uma excelente semana para todos!
O Clube dos Pinguins anda a pescar à cana. Em vez de lançar rede e apanhar tudo que lhe apareça, usa uma cana bem apetrechada e em cada puxada surge uma nova e entusiasmante paixão.
Parabéns ao Miguel Angelo por ter sido capaz de transmitir e partilhar essa sua paixão e parabéns ao Vitor não só pelo resumo, mas também pelo formato que escolheu.
Não paro de me surpreender...
Pelas paixões, pela forma como são resumidas aqui e especialmente pelo crescente entusiasmo desta nossa "colónia de pinguins"...
Até me sinto com vontade de pescar...
PS ao miguel - desculpa não poder estar presente na tua sessão, mas se já tens uma nova na calha lá estarei...
PS ao victor - tu tens jeito...
Foi óptimo descer lá abaixo na terça feira e ouvir o que o Miguel nos tinha a dizer sobre a pesca. A sessão foi interessantissima e julgo que deve ser relevado o seu caracter prático. As paixoes são mesmo assim... todas diferentes... mas todas apaixonantes.
No blog, fomos mais uma vez brindados com um excelente resumo, o que já não me surpreende minimamente - a qualidade veio para ficar.
Este é normalmente um espaço de texto positivista e de agradecimento aos intervenientes mas não ficaria bem comigo próprio se aqui não dissesse que a sessão foi muito pouco concorrida. Sem querer julgar ninguem (até porque conheço a razão de alguns não irem) acho que todos devemos fazer um pequeno esforço e aparecer. Até porque no fim vamos todos muito melhores para casa.
Aquele abraço e espero poder encontrar-vos (de uma forma legal, no sitio do costume)
Esta sessão deve ter sido qualquer coisa de divinal... Muitos parabéns aos Vitor pelo seu excelente resumo da sessão e parabéns ao Miguel Angelo por ter preparado a mesma com muito cuidado e pauixão. Tenho pena de não ter aparecido, mas não se pode fazer tudo ao mesmo e, infelizmente, não nos coseguimos dividir em dois... Um grande abraço e até para a semana! (Prometo que não vou faltar....)
Muitos parabéns Vítor.
Infelizmente só assisti a uma parte da sessão, mas tenho a certeza que iria adorar.
Concordo com o comentário do Granel.
É triste que na primeira paixão apresentada pelo Miguel só tenham estado 4 ou 5 pessoas.
Agradeço a todos o companheirismo, amizade e dedicação que dispenderam para ouvir uma das minhas paixões e sobretudo sentir com alma, coração e gestos o sabor de um leve empatar do anzol!
E a todos aqueles ausentes deixo aqui um convite para a parte II desta paixão.
Aproveito ainda para um bem haja muito especial ao Vitor, que com toda a sua alegoria, conseguiu retratar com ninguém um estado de alma que eu tentei transmitir!!!
Obs.: E a todos aqueles que não conseguiram mexer nos iscos, por questões emocionais, revelo desde já que o próximo desafio obrigatório será "pôr a minhoca na água"......
Enviar um comentário