quarta-feira, 13 de março de 2024

João Progressivo

 Considero-me bastante eclético do ponto de vista musical, mas há géneros que me custam mais a entrar ou nunca entraram de todo. Um deles é o Heavy Metal, outro, embora já mais aceitável para mim, é o Rock Progressivo. Eis senão quando, no nosso querido Clube, o João apresenta a sua primeira paixão: Metal Progressivo. "Estou fo.... " pensei eu. Ainda por cima já me tinha oferecido para escrever o post. Que custou a sair. Que me provocou insónias. Sim, já lá vai mais de um mês, foi no dia 07 de Fevereiro. Ainda se lembram? Eu lembro, mas na verdade não por maus motivos. Pois é, quando temos alguém apaixonado é possível que a conversão aconteça. Primeiro o João preparou um powerpoint cheio de informação e de humor (este último funciona sempre). Depois, e este aqui é para mim próprio o grande ponto de viragem, explicou-nos que é um género difícil de entrar pela "parede sonora" pelo que nos sugeriu que nos focássemos num ou noutro som. Até porque há um certo virtuosismo no género (isto sou eu a reconhecer) mas muito em especial no multifacetado e também bastante eclético Devin Townsend. Foi aqui que começou verdadeiramente a nossa viagem, com o João a levar-nos pela abrangência musical deste ícone do Metal Progressivo. Desde temas como "Ziltoidia Attaxx!!!" em que o título já diz muito e em que nos faltou cabelo para agitar em exagerados sins, passando por temas mais melódicos como DeadHead, ou ritmados e poderosos como "Lucky Animals", ou o calmo e ritmado "The Code" que consta já nos meus favoritos do Spotify. E foi o humor, as instruções de escuta, a viagem proposta na noite de 07 de Fevereiro e também a playlist partilhada no dia 09 no nosso grupo de whatsapp que me permitiram tornar-me mais eclético. Obrigado João! As insónias foram só peso na consciência por não ter escrito este post no devido tempo.



Sem comentários: