terça-feira, 26 de abril de 2011

Curtas, Médias e Longas

O Filipe Martins tirou a noite do dia 14 de Abril para nos mostrar o seu trabalho, naquilo que é também a sua paixão (sortudo!!): a 7ª Arte!

O Filipe começou por nos explicar como lhe nasceu o bichinho pelo cinema e como iniciou o projecto de um filme, juntamente com o Rui Spranger, que infelizmente nunca terminou. Ironicamente, o filme intitulava-se "Como todas as histórias acabam", mas do qual apenas pudemos ver o trailer. Verdade seja dita que ficámos todos ansiosos por ver o filme... quem sabe um dia o Filipe não se decide a realizá-lo.

Passou depois a apresentar uma série de trabalhos já terminados, executados no âmbito do Balleteatro, centro de artes performativas sediado no Porto:




A PRAÇA

Ante-estreia absoluta de um vídeo-dança realizado pelo Filipe, acerca de um espectáculo de dança contemporânea dirigido e coreografado por Né Barros, tendo como pano de fundo a famosa praça "Djema el Fna" em Marraquexe. Ao ver este vídeo, fui invadido de uma sensação de nostalgia, uma vez que tive a oportunidade de visitar precisamente essa praça há poucos meses e portanto apreciei ainda mais esta curta.

Deixem-me então que vos diga (eu que só sei mesmo avaliar na óptica de um leigo), que toda a filmagem do espectáculo, o sincronismo das guitarras eléctricas e do movimento dos corpos, a luz, os pequenos detalhes, o vídeo da praça, estava tudo tão bem conjugado que resultou numa verdadeira obra de arte (não daquelas do tipo risco preto sobre fundo branco). eheh

Quem quiser assistir ao espectáculo "A Praça" ao vivo, pode ir no próximo dia 29 de Abril, às 21h30, à Casa das Artes de Famalicão, às Comemorações do Dia Mundial da Dança.


O SÍTIO DOS OUTROS

Em seguida, o Filipe Martins apresentou-nos uma "média-curta-longa metragem" (50 min.), intitulada "O Sítio dos Outros", fruto dos exercícios práticos desenvolvidos no âmbito da disciplina de Interpretação do 2º ano de Teatro do Balleteatro - Escola Profissional, durante o ano lectivo 2008/2009 e que esteve em exibição no passado Março durante a 31ª edição do FANTASPORTO.

Desenganem-se aqueles que pensam que, sendo protagonizado por alunos de 2º ano, iriam assistir a um filme amador com uma série de canastrões a cuspirem palavras sem entoação. O filme, para além de ter um argumento bastante interessante, contém alguns talentos na arte da representação (novamente, avaliados por um leigo, é certo), conseguindo prender o espectador do princípio ao fim.

Há, portanto, que dar mérito ao "Sítio dos Outros", que contando com um orçamento reduzidíssimo e tendo apenas como cenário as próprias instalações do balleteatro, resultou num filme muito interessante, com uns pormenores de realização bem engraçados.

Quem não teve a oportunidade, recomendo ver o trailer da curta "O Sítio dos Outros".


STORY CASE

Mais um vídeo-dança, realizado pelo Filipe Martins, a partir de um espectáculo de dança contemporânea, dirigido e coreografado por Né Barros, que nos transporta para uma sensação de solidão e vazio, onde apenas existe em palco um elemento feminino em movimento, entrecortado por uma série de fotografias a preto e branco, tudo ao som de uns acordes potentes de guitarra eléctrica.

Mais uma excelente realização, onde se pode ver o pormenor na sincronização do movimento da câmera e na transição de planos, com a própria música do espectáculo, que vai acelerando até acabar numa orgia de sons e imagens.

Aproveito e deixo aqui um pequeno excerto do vídeo-dança "Story Case".


DIDO E ENEIAS

Por último, o Filipe mostrou-nos mais uma curta, baseada na Ópera de Dido e Eneias, de Henry Purcell, e que nos conta a história de amor vivida entre o príncipe troiano Eneias e a Rainha de Cartago Dido.

A título de curiosidade, o Filipe contou-nos que a curta serviu como aperitivo ao espectáculo protagonizado pelos mesmos actores (António Cabrita e Kanae Maezawa), na peça homónima, produzida e coreografada por Né Barros e que esteve em cena em 2007 no TNSJ - Teatro Nacional S. João.

Podem ter um cheirinho da curta "Dido e Eneias", que esteve na competição internacional Curtas Vila do Conde de 2007 e foi convidada da 1ª edição do Shortcutz Porto 2011.


Sessão completamente imperdível, onde para além de termos tido o privilégio de assistir a uma ante-estreia, pudemos discutir pormenores de realização e coreografia com o Filipe Martins e com a Né Barros. Parabéns aos dois pela paixão que metem no vosso trabalho!

Bem sei que este post não faz jus ao nível da sessão, portanto aproveito a recomendação do Filipe... tremam o monitor, que fica logo mais bonito. :D

Sem comentários: