quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chocolate

A long long time ago in a basement not so far away, we had the sweetest (and the most delicious) presentation... Brought to you by Dona Carmo®…  Palatowise, já que também fomos elucidados quanto ao lado negro do chocolate – pun intended – mas não nos vamos precipitar e tudo a seu tempo…

A Carmo, depois de ter espalhado pelas mesas pratinhos com diferentes tipos de chocolate, começou por apresentar o que ela apelidou de “O lado doce do chocolate”. A nossa aprendizagem começou com um quizz, tendo direito a chocolatinho em caso de acertarmos nas questões.

Ao quizz seguiu-se uma aprendizagem intensiva sobre a origem e história do chocolate, os ingredientes, as diferentes etapas da produção, a evolução dos diferentes tipos de chocolates, os hábitos de consumo e a produção por país, etc etc. Dois exemplos: o ritual da bebida de cacau era algo proibido, no entender dos aztecas, para as mulheres e crianças, já que aquela era considerada tóxica; e a razão da cor do chocolate branco – o ingrediente principal é a manteiga de cacau.(quem não foi poderá também aprender!!)


A seguir veio a parte feia…. O lado negro… Deparámo-nos (http://documentaryheaven.com/the-dark-side-of-chocolate/) com o que está por detrás da produção e comercialização do chocolate (e afins) que comemos todos os dias. A escravização e rapto de crianças, por exemplo, e como empresas como a Nestlé olham para o outro lado porque é mais fácil e mais barato. Ou simplesmente por não quererem saber….

Por último, ficámos a saber que o chocolate delicioso que comemos era diferente, já que era oriundo do Comércio Justo. Parafraseando o Sr. Águia, “nenhuma criancinha foi maltratada ou explorada na produção deste chocolate”.  

…. O que foi o mote introdutório (“Querem saber mais?”) para a seguinte sessão apresentada pela Excelsa D. Faxabore. E mais não digo... (porque basicamente não me compete a mim… ufffff)

Sem comentários: