quinta-feira, 24 de novembro de 2011

The Primacy of Consciousness

Este será provavelmente um dos resumos de sessão mais curtos que escrevi. Não porque a sessão tenha sido desinteressante, muito pelo contrário. Foi uma das últimas sessões que eu mais gostei. Isto porque a paixão trazida pelo Vasco, a primeira que eu vi deste pinguim, me trouxe mais conhecimento, me pôs a pensar e a questionar. Saí dessa sessão (já não me lembro da data, mas tenho a certeza que o Hugo se encarregará de a assinalar) mais rico e por isso agradeço ao Vasco.
O resumo é curto porque a conferência a que assistimos (em condições previlegiadas, graças ao projector video e à qualidade do som) está disponível no youtube e a biografia e demais informações sobre Peter Russel estão também disponíveis na sua página de internet.
Quem não pôde estar presente pode assim deleitar-se a ver basicamente aquilo que foi a sessão, embora sem a companhia agradável de todos os outros pinguins.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A "biografia boémia" de Serge Gainsbourg

AVISO: Por conflitos de interesse, o Rui trocou comigo o post sobre esta sessão.

No passado dia 29 de Setembro, a Mónica trouxe uma paixão partilhada com o Rui, mas que nasceu em circunstâncias e datas diferentes.

Serge Gainsbourg é uma paixão de longa data do Rui e que até já tinha apresentado uma sessão sobre ele ("EKMA e Serge Gainsbourg"). Uma vez que o Rui morou durante algum tempo em França, muita da sua cultura musical provém desse país, onde Serge Gainsbourg foi um dos maiores ícones.

A paixão da Mónica por este músico francês surge mais tarde, através do filme "Gainsbourg - Vida Heróica", de 2010, onde é retratada a vida polémica de Serge Gainsbourg, durante os seus anos de sucesso, célebre também pelos inúmeros casos com conhecidas actrizes e cantoras (Brigitte Bardot, Juliette Gréco, France Gall, Jane Birkin, Catherine Deneuve, etc).


O filme, realizado por Joann Sfar, foca apenas uma parte da vida de Serge Gainsbourg, mostrando-o como um viciado em cigarros, álcool, mulheres e músicas com temas polémicos. E por esta razão, o Rui disse não considerar o filme uma verdadeira biografia da vida do músico, mas sim uma visão pessoal do realizador, que de facto afirma no final:

"J'aime trop Gainsbourg pour le ramener au réel. Ce ne sont pas les vérités de Gainsborg qui m'intéressent, ce sont ses mensonges."
("Eu amo demais Gainsbourg para trazê-lo à realidade. Não são as verdades de Gainsbourg que me interessam, mas as suas mentiras.")

No entanto, num ponto todos concordámos: o filme é de facto muito bom e tem uma dinâmica interessante, levando-nos numa viagem louca à vida de Gainsbourg e a um constante conflito interior com o seu "alter-ego boémio".

Recomendo lerem este resumo biográfico de Serge Gainsbourg, para verem como era louca a vida deste músico.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

I love this game


Ora faz algum tempo que o Hugo nos apresentou com uma sessão sobre o futebol uma paixão sua e de muitos portugueses!
Nesta sessão descobrimos as origens do futebol há mais de 2500 anos atrás na antiga China. Nesta altura era designado de Cújú que significa pontapear (cu) uma bola de cabedal (ju).
No entanto, existe ainda uma disputa sobre a origem do futebol com a Grécia, Roma e a América central a defenderem que este desporto é originário no seu país.
Mas o que realmente importa é que este desporto começou com uns tipos a pontapear uma bola de cabedal num local remoto da Terra e actualmente o futebol é um desporto global que move massas (tanto em espectadores como monetárias). A FIFA (Federation Internationale de Football Association) afirma que existem mais de 240 milhões de pessoas que jogam futebol com regularidade.
Mas esta sessão não tratamos só de história, também vimos os melhores momentos de futebol, os golos impossíveis, os melhores jogadores, e os “frangos” mais cómicos.
Na verdade não sou uma adepta ferrenha que assiste religiosamente a todos os jogos do meu clube com uma vela a arder aos pés do Santo Onofre.
Mas sou uma adepta do convívio, dos finos, dos tremoços e dos insultos ao árbitro lançados a uma televisão num café qualquer!
I don´t Love it but I like It :)

Deixo aqui o link da morte súbita que falei durante a sessão