sexta-feira, 29 de abril de 2011

Uma noite NORMAL

Um homem sozinho numa mesa de café. Não tem um jornal para ler, não conhece nenhum dos outros frequentadores do espaço, está sozinho, num café. Um homem normal, como qualquer um de nós, sozinho, a tomar um café. Quem nunca tomou um café, ou uma cerveja, consigo próprio? Quem, de entre todos nós, nunca esteve sozinho num local público sem que, aparentemente, tivesse algo melhor para fazer? Existe algum ser humano que já não se tenha sentido observado por estranhos? Existe algum ser humano que não tenha, algum dia, observado e especulado sobre um estranho?
É destes e de outros temas universais (porque nos dizem respeito a todos) que trata o monólogo em cena no Pinguim Café, tão brilhantemente escrito pelo Ricardo Silveira como interpretado pelo Rui Spranger.

E foi numa das habituais noites de Quinta-Feira, que os membros do Clube dos Pinguins se reuniram na cave do costume para ver “NORMAL”, a personagem trazida à vida pela voz grave e dicção indefectível do Rui Spranger, que se estreia com extrema eficácia no mundo dos monólogos. Em boa verdade, aquele a que alguns chamam Pinguim Imperador, é O verdadeiro homem do espectáculo, uma vez que só lhe faltou fazer a bilheteira!!

Os pinguins foram unânimes: todos se reviram em algum momento, sentados, naquela mesa de café.

Mas a noite não acabava com o apagar das luzes: oportunidade única, reservada apenas a alguns privilegiados (os presentes), foi a conversa final, com actor/encenador/técnico de luzes/assistente de palco e com o autor do texto.

E mais não digo! Quem ainda não foi ver, faça o favor de ir, até 22 de Maio, porque vale a pena. Eu fui (pela segunda vez)!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Curtas, Médias e Longas

O Filipe Martins tirou a noite do dia 14 de Abril para nos mostrar o seu trabalho, naquilo que é também a sua paixão (sortudo!!): a 7ª Arte!

O Filipe começou por nos explicar como lhe nasceu o bichinho pelo cinema e como iniciou o projecto de um filme, juntamente com o Rui Spranger, que infelizmente nunca terminou. Ironicamente, o filme intitulava-se "Como todas as histórias acabam", mas do qual apenas pudemos ver o trailer. Verdade seja dita que ficámos todos ansiosos por ver o filme... quem sabe um dia o Filipe não se decide a realizá-lo.

Passou depois a apresentar uma série de trabalhos já terminados, executados no âmbito do Balleteatro, centro de artes performativas sediado no Porto:




A PRAÇA

Ante-estreia absoluta de um vídeo-dança realizado pelo Filipe, acerca de um espectáculo de dança contemporânea dirigido e coreografado por Né Barros, tendo como pano de fundo a famosa praça "Djema el Fna" em Marraquexe. Ao ver este vídeo, fui invadido de uma sensação de nostalgia, uma vez que tive a oportunidade de visitar precisamente essa praça há poucos meses e portanto apreciei ainda mais esta curta.

Deixem-me então que vos diga (eu que só sei mesmo avaliar na óptica de um leigo), que toda a filmagem do espectáculo, o sincronismo das guitarras eléctricas e do movimento dos corpos, a luz, os pequenos detalhes, o vídeo da praça, estava tudo tão bem conjugado que resultou numa verdadeira obra de arte (não daquelas do tipo risco preto sobre fundo branco). eheh

Quem quiser assistir ao espectáculo "A Praça" ao vivo, pode ir no próximo dia 29 de Abril, às 21h30, à Casa das Artes de Famalicão, às Comemorações do Dia Mundial da Dança.


O SÍTIO DOS OUTROS

Em seguida, o Filipe Martins apresentou-nos uma "média-curta-longa metragem" (50 min.), intitulada "O Sítio dos Outros", fruto dos exercícios práticos desenvolvidos no âmbito da disciplina de Interpretação do 2º ano de Teatro do Balleteatro - Escola Profissional, durante o ano lectivo 2008/2009 e que esteve em exibição no passado Março durante a 31ª edição do FANTASPORTO.

Desenganem-se aqueles que pensam que, sendo protagonizado por alunos de 2º ano, iriam assistir a um filme amador com uma série de canastrões a cuspirem palavras sem entoação. O filme, para além de ter um argumento bastante interessante, contém alguns talentos na arte da representação (novamente, avaliados por um leigo, é certo), conseguindo prender o espectador do princípio ao fim.

Há, portanto, que dar mérito ao "Sítio dos Outros", que contando com um orçamento reduzidíssimo e tendo apenas como cenário as próprias instalações do balleteatro, resultou num filme muito interessante, com uns pormenores de realização bem engraçados.

Quem não teve a oportunidade, recomendo ver o trailer da curta "O Sítio dos Outros".


STORY CASE

Mais um vídeo-dança, realizado pelo Filipe Martins, a partir de um espectáculo de dança contemporânea, dirigido e coreografado por Né Barros, que nos transporta para uma sensação de solidão e vazio, onde apenas existe em palco um elemento feminino em movimento, entrecortado por uma série de fotografias a preto e branco, tudo ao som de uns acordes potentes de guitarra eléctrica.

Mais uma excelente realização, onde se pode ver o pormenor na sincronização do movimento da câmera e na transição de planos, com a própria música do espectáculo, que vai acelerando até acabar numa orgia de sons e imagens.

Aproveito e deixo aqui um pequeno excerto do vídeo-dança "Story Case".


DIDO E ENEIAS

Por último, o Filipe mostrou-nos mais uma curta, baseada na Ópera de Dido e Eneias, de Henry Purcell, e que nos conta a história de amor vivida entre o príncipe troiano Eneias e a Rainha de Cartago Dido.

A título de curiosidade, o Filipe contou-nos que a curta serviu como aperitivo ao espectáculo protagonizado pelos mesmos actores (António Cabrita e Kanae Maezawa), na peça homónima, produzida e coreografada por Né Barros e que esteve em cena em 2007 no TNSJ - Teatro Nacional S. João.

Podem ter um cheirinho da curta "Dido e Eneias", que esteve na competição internacional Curtas Vila do Conde de 2007 e foi convidada da 1ª edição do Shortcutz Porto 2011.


Sessão completamente imperdível, onde para além de termos tido o privilégio de assistir a uma ante-estreia, pudemos discutir pormenores de realização e coreografia com o Filipe Martins e com a Né Barros. Parabéns aos dois pela paixão que metem no vosso trabalho!

Bem sei que este post não faz jus ao nível da sessão, portanto aproveito a recomendação do Filipe... tremam o monitor, que fica logo mais bonito. :D

segunda-feira, 25 de abril de 2011

História do Humor em Portugal





Desde a comédia do cinema antigo e a de revista, tão popular no estado novo, até à comédia mais recente como os Gato Fedorento, passando obviamente por Vasco Santana, Raul Solnado e Herman José, a sessão apresentada pelo Hugo Pereira no dia 7 de Abril foi uma excelente homenagem à comédia portuguesa. Houve risos, gargalhadas e algumas discussões bastantes saudáveis sobre o assunto.
O Hugo liderou e comandou a sessão com mestria e assertividade, sem nunca se deixar influenciar demasiado pelos devaneios irónicos dos Pinguins (eu incluído…). Preparou de propósito um blog (que até o “selo” dos pinguins continha) onde “depositou” todos os vídeos que queria abordar ou apresentar na sessão, para não deixar nada ao acaso. Uma opção que se revelou muito prática.
Com o avançar da sessão e as horas a apertar, optou-se por saltar alguns vídeos, mas nada de grave, pois podemos vê-los no dito blog: História do Humor em Portugal, que vale a pena espreitar e perder umas horas a rir.
A sessão acabou calmamente com toda a gente de sorriso nos lábios e fomos todos um pouco mais leves para casa.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jeff Dunham :)



A pedido da Ines que nao tem conta no blog... aqui vai o post dela :)

Quinta-feira, 24 de Março de 2011

A noite começou com alguns problemas técnicos mas a espera necessária valeu bem a pena! O grande mote da noite foi-nos oferecido pela Mónica, que nos apresentou Jeff Dunham.

Para aqueles que não conhecem, tal como eu própria não conhecia, aqui vou deixar uma pequena apresentação deste senhor. Ainda assim... quem não conhece a célebre frase “Silence! I kill you”?

Sucintamente, “Jeff Dunham é um ventríloquo americano e um comediante de "Stand Up"”.
Ao longo da sua vida fez vários espectáculos de comédia, nomeadamente o “Comedy Central Presents”.

Actualmente, os seus bonecos incluem um woozle, de nome Peanut. De acordo com o site oficial, Peanut conheceu Jeff Dunham no Texas Central mas, segundo Jeff, este encontro teve lugar na Florida.

Umas das imagens de marca de Peanut é o balanço da sua mão em cima da cabeça enquanto diz “Neeow”!
Durante a noite ficamos também a conhecer Walter, um homem velho e muito amargo, que possui uma visão muito sarcástica do mundo de hoje.

Conhecemos também Melvin, o Super-Herói e Achmed, o terrorista morto. Este é um homem-bomba, que foi treinado no “Campo de Treinamento de Homens-Suicidas”, recebendo inscrições do tele-suicidas.

Por fim, conhecemos José Jalapeño, falante numa vara! Esta personagem foi a menos apreciada da noite.

O meu favorito foi o Walter. Um homem sem papas na língua, sem falinhas mansas e sem meias medidas ou, como vulgarmente se diz aqui no Norte, “curto e grosso”.
Seguindo o exemplo deste personagem, o que o nosso pais precisa é mesmo de pessoas assim, frontais, que digam as coisas tal e qual como elas são, preto no branco. O lema de Walter é mesmo “Everybody Loves Walter.....Walter Hates Everybody”.
Deste personagem ficam também o “Get the hell out!”, ou o simples “Hellooo”, e, o meu favorito “Oh my good!”

Fica ainda a melhor descrição daquela que é considerada umas das maiores e melhores cidades dos Estados Unidos: “Manhattan- sounds of the city! oh my good! the city that never sleep! well, it need a nap!”

http://www.youtube.com/watch?v=GFelEa8wAIk&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=_I226Sfgs0s&NR=1

E, para terminar, fica uma das melhores histórias. Em tempos, Jeff teve um relógio Swatch e explicou que o nome da marca era devido ao facto de ser de origem Suíça. Então, Walter resolve questionar como seria o nome se os relógios fossem fabricados na Croácia:

“What time is it?
I don't know, let me look at my crotch.
Sorry, but my crotch is a little slow.”


http://www.youtube.com/watch?v=Tb12nQEOyfM&feature=related

No final da sessão a opinião foi unânime, gargalhada geral! Uma noite muito bem passada, a partir da qual passamos a partilhar a paixão da Mónica.


E, em jeito de despedida, fico-me pelo “Get the hell out!”

domingo, 3 de abril de 2011


Say CHEESE!


Nesta sessão o André esmiuçou a fotografia e as máquinas fotográficas a técnica fotográfica, e a pós-produção em fotografia no laboratório até à última gota. A sessão teve como tema de abertura a lomografia …num tipo de fotografia regida pela ausência de regras e de tecnicíssimos, é uma fotografia espontânea…criativa. Fica aqui a Info: que é possível alugar uma máquina LOMO na embaixada da lomografia do Porto na Rua do Almada 542. E ficam duas fotos do meu verão LOMO 2010, a primeira com a máquina Fish Eye e a segunda com a máquina LOMO9, maquina alugadas na embaixada do Porto.


Mas a animada sessão do André não se ficou pela Lomografia, de seguida passamos as tecnicíssimos. Começamos pelos formatos em que se pode guardar as fotos e formam discutidos os prós e contras do popular formato JPEG e do não tão popular formato RAW. Claro que o André não podia deixar de decifrar os inúmeros códigos gravados nas objectivas máquinas fotográficas, e que aparecem no software e explicar a funcionalidade/utilidade de cada um. Discutiu-se o que era o “shutter”, o “ISO” e a “APERTURE”, falamos de lentes com mais ou menos “mm” , distancias focais, velocidade de obturação, HDR, “simple contrast reduction” “local tone mapping” e até tivemos demonstrações de “foto stitch” e “fill content aware” com a eliminação de uma personagem que inconvenientemente estava a obstruir a linda paisagem de sombras e passeio de cimento!.


E no fim para fechar em grande vimos parte da obra de alguns fotógrafos mais marcantes nesta dita “6ª Arte”. Mas não posso deixar de dizer que foi uma sessão muito animada cheia de intervenções e discussões…e que se alongou pela noite dentro como uma fotografia panorâmica. Os meus parabéns ao André que pelos vistos organiza sempre sessões animadas e participadas.!


No entanto, não posso deixar de dizer que foi Irónico ser Eu a escrever este post…visto que devo ser a única pessoa que não tem uma máquina fotográfica!