segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Noite do UNO (Uno Não Oficial)

17 de Fevereiro

Mais uma noite de Clube dos Pinguins, que como o próprio nome indica, se ajusta às condições atmosféricas do local, com uma temperatura a rondar os 20º negativos.

Para aquecer a alma e os corações (“já agora os pés também dava jeito”, diriam vocês), a Fernanda e a Inês trouxeram com elas uma mala cheia de lembranças da nossa infância: mikado, dominó, damas, poker de dados, uno… bem, tínhamos ali com que nos entreter até de manhã!!

Mas como o clube “fecha” à meia-noite (regra imposta pelo Pinguim-Imperador), só nos podíamos decidir por um jogo e a escolha acabou por recair no UNO, uma vez que assim todos os 8 pinguins presentes podiam jogar.

O UNO tem uma mecânica e um ritmo bastante rápido e divertido, consistindo basicamente em despacharmos todas as cartas da mão. Um a um, temos de jogar cartas que correspondam (em número ou em cor) à que foi deitada anteriormente, senão… vamos à pesca. Há também cartas especiais que fazem inverter o sentido do jogo, saltar um jogador, obrigá-lo a apanhar 2 ou 4 cartas, mudar de cor… enfim, um conjunto variado de regras.

A maior parte já tinha jogado (apesar de alguns o terem feito apenas com as cartas “normais”), outros havia que nunca o tinham experimentado, mas o Rui destacava-se pelo facto de já ter jogado tanto ao ponto de até ter inventado regras adicionais com o objectivo de aumentar o divertimento. Essas regras consistiam em trocar as nossas mãos com outro jogador ou inclusivé rodar os jogos, ao ponto de todos ficarem com a mão do jogador anterior.
Escusado será dizer que optámos imediatamente por jogar com estas regras, uma vez que proporcionaria momentos hilariantes, com o pessoal a roubar as mãos uns dos outros.

O Rui mostrou então que com as regras dele e comigo a registar as pontuações (uma combinação a não repetir, pelo menos com a mesma dose de álcool), não há como o parar e ao fim da 2ª ronda de jogo ele só tinha ainda 1 ponto, enquanto que já havia malta com mais de 100.

A certa altura, o Rui comenta: “Este jogo é giro… até comprei um baralho de UNO para o Viriato e para a Carolina”, ao que a Fernanda responde: “Pois é, este jogo é muito bom para as crianças…”. E foi a gargalhada geral!
É que a Fernanda não conhece os pinguins Viriato e Carolina (infelizmente por não terem podido aparecer ultimamente), pelo que não sabia tratar-se de 2 adultos… quer dizer, pelo menos a avaliar pelo exterior.

O jogo continuou assim a decorrer até alguém atingir os 250 pontos, com o Rui a continuar a esconder cartas debaixo da mesa (eheh, é a minha única teoria para a vitória do Rui), a Olga a perguntar mais uma vez “E esta carta, o que é que faz?”, o Águia a espreitar as minhas cartas para ver se lhe valia a pena roubar-mas, a Inês entretida a pescar cartas, às oito de cada vez, com a Fernanda a rir às gargalhadas, enquanto ajudava o André a jogar dizendo “Oh pah.. tenho de o ajudar, senão ele não ganha”. No meio desta confusão toda, o Valter fazia os possíveis e impossíveis por lixar o Rui, já que estava mais perto dele, mas não houve meio de o conseguir e o Rui acabou mesmo por levar a taça.

Venham mais noites destas, onde se pode sentir o verdadeiro sentimento UNO dos pinguins: o puro regabofe!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Magic The Gathering

Numa noite onde a totó foi voluntária a escrever o artigo sobre a sessão anterior (mal sabia ela onde se metia :/), que teve como apresentadores os caríssimos \Águia/ e \Hugo/ que nos proporcionaram um mergulho num novo mundo, cheio de imaginação e muita estratégia. Através de um jogo de cartas ilustradas num universo paralelo e unicamente individual (cada jogador tem o seu próprio baralho de cartas), os Magos exercem seus inúmeros poderes com o objetivo de aniquilar seu adversário. Eis o Magic The Gathering.

Mas isso afinal não é coisa para totós… Se ficar mal já sabem… ;)

Completamente absorvida no universo Magic, constatei que de alguma forma o jogo se assemelha aos caminhos traçados pela humanidade. Uma analogia simples é o facto de, os manas serem a fonte de energia do jogo. Cinco elementos distintos, simbolizados por forças da natureza são o elo de ligação entre todos os demais elementos do jogo. Afinal não é a natureza a potenciadora de tudo? Através da quantidade de recursos que os manas disponibilizam, os Magos ou os totós no meu caso J, têm a possibilidade de investirem em lindas criaturas que irão defender seu Senhor contra as investidas do adversário. Tudo se paga neste mundo e no universo Magic não é diferente. Um Pit Bull também não é barato… Há uma certa lealdade entre as criaturas, o que faz com que as voadoras enfrentem voadoras, terrestres a terrestres… Na vida real já não se passa o mesmo. São adultos com crianças, burros com vacas, enfim… Dependentemente do poder de cada criatura, o Mago terá de abdicar temporariamente dos seus manas (o próximo turno já o permite manipular todos os manas que possui, a não ser aqueles que estão sob a custódia de uma carta que assim o obrigue). Para os poder baixar para a mesa e começar seu ataque cada jogador terá a possibilidade de baixar um mana por turno de jogo. Eu cada vez gosto mais disto…

Para além das criaturas há também outros tipos de poderes, como é o caso das magias e dos encantamentos que permitem estabelecer características ao jogo e/ou às criaturas. Por exemplo, quem nunca ficou bloqueado perante um ser do sexo oposto completamente irresistível? Ou um olhar mortífero a alguém que está constantemente a chatear? Os comportamentos estão descritos nas cartas equivalentes que são aplicadas quando o Mago achar conveniente com mensagens para a vida! A Inês que o diga…

Cada ataque se torna rapidamente num aliciante duelo onde cada Mago deverá ter uma noção importante de gestão para usufruir seus manas com inteligência, evitando assim não apenas atacar, mas também aprender a lição da defesa. O que cada ser humano faz melhor?

a) Ataca;

b) Defende;

Se respondeu a letra A parabéns, não serás vencido nos próximos 5 min. Se respondeu a letra B não estás de todo errado, toda a gente defende, mas a resposta certa é a letra C – Consente!

Depois de um truque de magia espero que te tenhas divertido com o Magic The Gathering, se não, joga pelo menos uma vez na vida, não te vais arrepender!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Monty Python

Na última sessão estivemos à mercê das surpresas do Águia, claro que não nos deixou ficar mal e organizou uma noite cheia de gargalhadas e muito mais.

A rever o video do Águia http://www.youtube.com/watch?v=6AA34L4wc6o.



A sessão da noite foi sobre os Monty Python o famoso grupo de comediantes Britânicos. Amados por uns e incompreendidos por outros, os Monty Python continuam actualmente a ser uma referência incontornável da comédia mundial citando o Todd Leopold da CNN International “No matter where you look, even in some of the remotest parts of the planet, you can't avoid Monty Python”

Em Portugal encontramos referências claras do estilo de Monty Python nos “Gato Fedorento” com a invenção do SPAM português que são as palavras “Coiso e Cenas” que aparecem repetidas à exaustão no meio de uma conversa qualquer! Não esquecendo as palavras sem sentido que servem que nos levam as lagrimas como o “KUNAMI” fresquinho.


A nível mundial as coisas ficam mais sérias...os Monty Python influenciaram os criados dos “Simpsons” “South Park” e “Family Guy” entre outros. Têm um sabor de gelado do Ben & Jerrys com o seu nome “Vermonty Python", têm uma linguagem de programação “Python”, e claro o SPAM mail. Mas os endiabrados dos Monty Python chegaram mesmo ao locais mais remotos do Mundo, tendo um fóssil de uma cobra descoberto por um paleontólogo na Austrália baptizado de Montypythonoides riversleighensis...e esta hien?!?


Aqui fica um link util

http://pythonline.com/ …enjoy!

Uma piada geek da programação Python








E agora uma musiquinha para iniciar a semana!
http://www.youtube.com/watch?v=5zey8567bcg