sexta-feira, 25 de junho de 2010

curtas de Hugo

Ontem apresentou no pinguim club o nosso caro amigo Hugo Pereira a sua paixão:

curtas-metragens!!!!!!!!!!

A primeira foi I`ll see you in my dreams. The zombies are coming back, but this time in a portuguese forest!!!!!!!! É considerado o primeiro filme de terror feito em Portugal (2003) e está muito bom, realizado por Miguel Angel Vivas e produzido por Filipe Melo. Apesar de estar muito cómico e muito bem filmado, tive medo como sempre com filmes de terror....ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Com a segunda curta viramos para o quase documentário: 10 minutes. Está atrás a pergunta o que pode acontecer entre dez minutos em partes diferentes do mundo. Os lugares : Sarajevo, Bósnia, guerra, um pequeno rapaz a buscar água na zona de fogo – Roma, Itália, um chinês a fazer turismo e desenvolver um filme. Mensagem: A vida pode virar entre segundos para o bem ou para o mal. Achei um pouco óbvio a abordagem do filme, mas estava bom.

A terceira curta estava linda, linda, linda! SIGNS. Uma história de amor convencional entre duas pessoas que trabalham nuns escritórios ao lado um do outro e começam a comunicar um com o outro por papéis com palavras e sinais. A mensagem do filme é que o processo de apaixonar-se através da comunicação gestual, do olhar, do jogo inocente e intuitivo é muito mais importante que a palavra, e esta está muito bem conseguida. Quero ver mais uma vez!

Depois vimos MORE, um desenho animado. Num mundo de monstros muito humano, cinzento e monótono, um senhor monstroso sente muita falta de felicidade, que conhecia na sua infáncia. Finalmente ele inventa uns óculos, que dão a possibilidade de ver o mesmo mundo só colorido e positivo e encontra a sua felicidade! Lembrei-me que no alemão, nos dizemos, quando alguem está apaixonado, ele está com óculos côr-de-rosas... Um imagem, que ficou é o senhor monstroso a abrir a sua barriga para ver em qual condição está a sua luz de vida ou de esperança ou de felicidade, uma bela imagem!

A última estava Mankind is no island. Uma curta mesmo curto! Lindamente a jogar com palavras que a câmera de um telemóvel encontra nas ruas de New York e Sidney e juntar-lhes visualmente uma mensagem de humildade humana, que precisa registrar o outro na anonimidade das grandes cidades, onde invisivelmente milhares de pessoas vivem como excluidos na sociedade.

Muito obrigada Hugo, por esta sessão muito divertida!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Once upon a time no Pinguim

Ontem aconteceu poesia no Pingim! Desta vez não foi dita pelo Rui Spranger, mas sim exibida na tela!

A paixão do Rui pela "Sétima Arte", de resto partilhada por outros elementos do Clube dos Pinguins, fez com que nos quisesse apresentar o filme da sua vida, um Western épico cuja acção decorre no cenário do progesso e do avanço dos caminhos de ferro no velho oeste americano: "Once Upon a Time in the West" (em português, "Aconteceu no Oeste"), um filme de 1968, realizado por Sergio Leone e com um elenco de luxo (Henry Fonda, Claudia Cardinale, Jason Robards, Charles Bronson, Gabrielle Ferzetti, ...).



Depois de uma introdução feita pelo Rui, quer sobre o filme, quer sobre determinados pormenores relativos à realização (para que os pudéssemos apreciar devidamente), as luzes foram apagadas e a poesia começou. Num ambiente intimista e silencioso, o filme foi saboreado como se de facto de uma sessão de poesia se tratasse, uma vez que a própria toada do filme, a fantástica banda sonora de Ennio Morricone, a magistral combinação de planos, a tensão sempre patente e a grande interpretação dos actores, nos foram invadindo e envolvendo na atmosfera do Velho Oeste.

Embora a duração do filme (165 min.) tenha feito com que a sessão terminasse já muito tarde (por volta da 1h), era inevitável que a noite se prolongasse numa conversa animada sobre os pormenores do filme e da sua realização, à laia de digestão da obra-prima que tínhamos acabado de degustar.

Frase mais ouvida da noite: "EU NÃO ACREDITO QUE AINDA NÃO TINHA VISTO ESTE FILME!!"

Obrigado, Rui!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sessão de Amanhã

Caros amigos,
Relembro que as sessões do Clube começam às 21h30. Agradeço que amanhã apareçam cedo porque seria importante que a noite não se estendesse pela madrugada.
Embora sem revelar muito, a 7ª arte vai descer à cave.

sábado, 12 de junho de 2010

Facelift

No arranque desta nova série do clube dos pinguins, temos uma cara lavada, ainda em construção.
Esperam-se contributos e ideias.
Mantêm-se todos os posts anteriores em arquivo e todos os participantes, os pinguins são eternos...

terça-feira, 8 de junho de 2010

Próxima quinta feira no Pinguim

Na próxima quinta-feira, dia 10 de Junho, às 21h30 dá-se início à primeira sessão oficial da 3ª edição do Clube dos Pinguins. O António Rodrigues (Tó) fará a apresentação da sessão. Como é prática, desconhece-se a temática.
Assinalo que na semana passada, no primeiro encontro desta 3ª edição compareceram 11 pessoas mas tarde e a más horas. Peço a todos o esforço de respeitarem os horários para não nos estendermos pela madrugada.