quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Da falta de respeito

É sabido que o Clube tem regras*. É sabido que não são cumpridas.
Sempre fui acusado de ser formalista em relação ao Clube dos Pinguins. Por várias vezes avisei que a quebra de regras conduz invariavelmente ao Caos. Eu não gosto do caos! principalmente quando o caos tem que ver com falta de respeito pelo próximo.

A sessão desta semana era do Vasco. Era a primeira vez que este companheiro ia apresentar. Uso o pretérito imperfeito porque não chegou a ser.
Ás 23h30 a única pessoa que se encontrava no Pinguim era eu, e até aquela hora só duas pessoas tinham avisado que não poderiam estar presentes - o Spranger e o Granel. Mais tarde o Filinto.

É inadmissível, para já não avisar, mas principalmente não avisar ou não fazer um esforço para chegar mais cedo na primeira sessão de um pinguim que faz um sacrifício em ir todas as Terças porque trabalha no dia seguinte de manhã cedo.
Saí das aulas às 21h30 e comi à pressa para poder estar no Pinguim antes das 22h30. Sabia que a Sessão poder-se-ia alongar.
O Vasco poderia ter ficado em casa porque se encontrava cansado. Mas foi porque se tinha comprometido a apresentar.

A minha revolta neste momento é grande, daí a agressividade das minahs palavras.
Não há desculpa possível para às 23h30 estarem 2 pessoas para uma sessão, sendo uma delas o apresentador estreante.

Já se discutiu regras mil vezes. Deixa-se sempre para trás porque parece ser incomodativo. O Vieira e a Cláudia não vêm às sessões por causa da hora. Ao longo do tempo assim foi acontecendo. Nem toda a gente tem uma vida folgada como eu, é certo. Mas há limites! Há telefones, há blogue, há e-mail, mas acima de tudo há regras que se baseiam no respeito mútuo e que começa a perder-se.

  • *A manutenção da inscrição está sujeita ao princípio da assiduidade.
  • O Clube reúne no Pinguim Café, todas as terças-feiras, às vinte e duas horas e trinta minutos. Salvo excepções, a sessão terminará à meia-noite.
  • As sessões funcionam com base no princípio da rotatividade entre os membros
  • O respeito e o bom-senso são obrigatórios para todos os sócios.

P.S. Para a semana não poderei ir, mas espero que esta conversa não fique por aqui.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Os ultimos 12 dias.

"Se perdermos a guerra, não me importa que as pessoas nela morram. Não verterei uma única lágrima por elas; porque não mereceram melhor." - Der Untergang
Terça feira, 29 de Outubro às 22h30 na cave do Pinguim Café.

sábado, 27 de outubro de 2007

Raridades de Bill Watterson


Creio que fez esta semana um ano desde que cheguei ao clube, e a primeira sessão foi sobre Dilbert, esse génio da gestão. Aí, lembro-me também de terem falado muito sobre a sessão do Calvin e o Hobbes. Por coincidência, um ano depois, acabo de encontrar este site de raridades de Bill Watterson. Dêem um passeiozito que vale a pena.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ocidental Praia Lusitana

Gosto de dizer A Costa Nova do Prado! Gosto de como preenche toda a minha boca trazendo consigo o mar salgado e um prado verdejante coberto de casas coloridas e peixe fresco. Gosto de ir à Costa Nova do Prado e sentir a nortada forte na cara que atravessa de um mar atlântico para uma pequena e bela ria rodeada de gafanhas.
Gosto do amanhecer na Costa Nova do Prado!


E nas ruas onde dantes pesavam vidas e barcos cheios de possibilidades, hoje passeiam os bonitos e os barcos; os novos e os velhos que param para comer aquilo que dá à costa - e que é camarão e que é percebes.
Gosto de passear na Costa Nova do Prado e comer o camarão e os percebes, e de ver a marina e os bonitos e as bonitas. Gosto do cheiro do peixe misturado com Acqua di Gio. Gosto da mistura na Costa Nova do Prado. Da mistura da areia fina com o mar grosso e forte e terrível. Da mistura dos novos com os velhos - os costumes.



Ontem não fomos à Costa Nova do Prado. Mas um amigo trouxe-a até nós. E trouxe-nos o camarão e os percebes e a bolacha americana e os pastéis de nata. E mais não digo porque podemos estar sob escuta.

A sessão de ontem (Terça-Feira) foi do Granel. Se querem conversa falem com este:

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

pack your bags

amanhã 22.30 Pinguim

Para começar bem a semana, um Porto sentido!


domingo, 21 de outubro de 2007

Pelo direito ao trabalho seguro

Para que o(s) nosso(s) camaradas de clube não se sintam envergonhados em defender uma causa própria, apresento-vos, eu, aqui, a Plataforma dos Intermitentes. Aqui o documento e aqui o comunicado, verão que conhecem as queixas. E deixo o vídeo da campanha que profissionais das artes do espectáculo e do audiovisual fizeram para se sentirem cidadãos normais. Como nós, os outros.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Doidinho por ela

Na passada terça-feira, o Àguia presenteou-nos com uma paixão que poderia muito bem ser dividida com qualquer dos presentes, pois todos se lembravam da série, e muitos a tinham seguido.

"Mad about You" foi uma série do inicio dos anos 90, que descrevia muitas peripécias da relação de um casal, mas sempre com uma vertente bastante cómica. Uma série de sucesso, que tem como protagonistas Paul e Jamie, um jovem casal que como todos os outros tem os seus problemas, mas de uma maneira ou de outra, tentam resolve-los da melhor maneira para proveito dos dois, pois amam-se muito.

É por isso muito fácil de perceber porque o Àguia via "Mad about You", e sonhava que com aquela idade, gostaria de ter uma relação "qualquer coisa do género".
Mas pormenores aparte, aconselho a todos uma hora por dia de "Mad about You", para curar indisposições, mal-estares, dores de barriga, e qualquer outra sintoma desagradavel, Advertêm-se porém de existir uma grande possibilidade de dependência.

Bem haja e muitos parabéns Àguia :D

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Está aí alguém?

Vislumbre

A horas flébeis, outonais -
Por magoados fins de dia -
A minha Alma é àgua fria
Em ânforas d'Ouro... entre cristais...
Mário de Sá-Carneiro

Hoje é dia de Poesia, às 23h.
Não se esqueçam!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Sessão


Para poucos será conhecer...
Para muitos será rever...
Para alguns será reviver...

domingo, 14 de outubro de 2007

RADIOHEAD lançam "IN RAINBOW"

O novo album dos Radiohead já está disponivel para audição. Numa ousada, mas ao que parece eficaz, manobra comercial, os Radiohead lançaram o seu novo album em formato digital aqui (de fraca qualidade, saliente-se) permitindo aos internautas pagar apenas aquilo que desejassem (podendo mesmo não pagar nada).
O album em formato fisico chega às lojas dia 2 de Dezembro, e pelo que já ouvi, pode vir a ser uma excelente prenda de natal.
Destaque para "Nude", em que Thom Yorke, adopta o registo de voz já utilizado a solo em "Eraser" e que tão bem funcionou.

Um dos maiores momentos do woodstock em 19 hihihihihhiih 69



Country Joe Mcdonald - I feel i'm fixin' to die

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Uma paixão por dia não sabe o bem que lhe fazia

Bairro Alto durante o dia
A caminho da Rua da Atalaia
Rua das Mercês

É uma foto com baixa resolução, a máquina é bastante fraca. Mas mostra um dos meus maiores prazeres: passear calmamente por Lisboa. Mais do que uma paixão, uma estranha forma de vida!


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Noites de Poesia do Pinguim.

Há uns anos atrás era motivo de ostentação intelectual - dizer que se ia às Noites de Poesia do Pinguim.
Com o tempo fragilizou-se e perdeu clientes. A Cidade já não queria a Poesia. Preferia então as Noites de Erasmus, a frivolidade dos bares dançantes e decadentes até às seis da manhã e começava a desprezar aquilo que sempre fez dela a mais cultural e esclarecida.
Mas ele não baixou os braços e agora estão aí de novo essas Noites de puro prazer.

O Rui Spranger vai estará partir de hoje, e todas as Quintas-Feiras, na Cave do Pinguim Café (Porto), a partir das 23h00 para nos deliciar com a sua magnífica voz, dizendo as palavras como música.
Não sejam idiotas! Apareçam!

P.S. Peço desculpa por tapar o post da sessão!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Easy Ryder

Às vezes as paixões são de tal maneira fortes que perduram. Não se confinam a quatro horas de conversa. Alastram e precisam de mais espaço. A Helena e o António precisaram assim, de mais esta sessão. Fazendo a ponte entre dois continentes, de África, viajámos até aos Estados Unidos. De Los Angeles à Louisiana foi um pulo. Conduzidos por Peter Fonda e Dennis Hooper, tresloucadamente acompanhados por Jack Nicholson, vimos um retrato dos loucos anos sessenta. Um grito de revolta e um retrato fiel dos conflitos ideológicos, e de cultras, que se viviam na época. Easy Ryder é tudo isto (e muito mais). Uma jornada de dois amigos, em busca da total liberdade e do Mardi Grass, financiada por uma bem sucedida transacção de branca. O consumo desenfreado de estupefacientes na rebelde juventude da época e o conflito vivo entre classes e raças são duas tónicas (sem Stoli, lol) marcantes. Atrevo-me a dizer, divinalmente violento, arrebatador e com um fim trágico que não pára de nos martela na cabeça… Para quem ainda nunca viu, obrigatório. Para todos os outros, o reavivar da memória é sempre bom.


Muito mais poderia dizer acerca do filme mas deixo-vos a caixa de comentários…

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Hoje há mais... a temática continua, num outro estilo, num outro tempo!!!

Pois é! A temática continua, mas num formato diferente. O que propomos para hoje é um filme...já com alguns anos! No sitio do costume, mas por favor apareçam mais cedo!!! :-)

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

5 de Outubro na Terra Natal

À Feira de Vila Franca junta-se, este ano, o 75º Aniversário do Grupo de Forcados Amadores local. Tudo isto hoje, no dia 5 de Outubro, quando passam 864 anos do Tratado de Zamora.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Free Burma!
por uma causa...

Vou a Marrocos de Panda

Pois é, meus amigos, vou a Marrocos de Panda. A Marrocos? Não, vou até à Mauritânia e, se o visto de trânsito caducar, vou até ao Senegal! E mais, vou de chaço! Amerelo ou até branco, descapotável ou não e com ou sem ar condicionado. Posso até quase morrer de calor, ser mordido por mosquitos e ter a cara cheia de areia. Posso até ter um choque térmico por levar com água morna. Que importa? Vou a Marrocos na mesma, mais, vou até à Mauritânia. Mauritânia? Vou é até ao Senegal! Ao Senegal...

Está a chover, o melhor é voltar para trás e ficar na Mauritânia. Está tudo alagado, não se consegue passar. E o Senegal ali tão perto. 12km apenas. Mas a chuva não deixa. -"Chuva? Ah, a chuva, que coisa fantástica".
"Ah, foi na Mauritânia... Não foi em Marrocos :( . Ah, mas a chuva... :) "
Pois é, há que voltar para trás e visitar o amigo Ali. Descansar durante três dias sem nada fazer. É verdade que houve o escorpião, o maior comboio do mundo, o tapete rolante com 600km, a história do compressor, a coincidência do compressor, o gel nasal, os espanhois em guerra e os outros em Lua de Mel... Mas estes três dias sabem mesmo pela vida!

Vou a Marrocos de Panda porque fui à Mauritânia de Jeep. E foi ontem... Fui à Mauritânia e voltei. E tudo isto ontem. E não fui sozinho. Fui com a Helena e o António e alguns amigos mais. E África é mesmo um sitio que nos transforma. Imaginem que fui lá com eles ontem e a Helena falou mais que o António! Surpreendente, não é?
Confesso que gostei tanto, tanto de ter lá ido que já decidi que vou a Marrocos de Panda! A Marrocos? Vou até à Mauritânia!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Porto invisível

Porque é uma paixão. Porque irritam-me as críticas sucessivas em detrimento de algumas análises positivas e elogios merecidos. Porque é uma área que está em mudança. Porque é uma nova geração que, a custo, se está a sair muito bem. Porque o Porto - ou o Norte em geral - , a esforço e com muita insistência e paciência, lá vai conseguindo ser notícia. Porque é um trabalho simples, mas factual. Porque está bem feito. Porque prova que o jornalismo simples, sem floreados, pode ser, e é, muito bom. Porque sim.
Convido-vos a espreitar aqui um Porto escondido mas simultaneamente espalhado por toda a cidade. Convido-vos a espreitar sítios onde a miséria e a solidão são a regra de uma vida em que tomar banho em casa é um luxo de poucos. Convido-vos a pensar e a ver as "ilhas" do Porto, onde habitam ainda cerca de 5 mil pessoas, pelos olhos, pela voz e com a assinatura do jornalista Miguel Conde Coutinho (Expresso).